Marco  Silva, treinador da Associação Vimaranense Super Cães, e Rui Vilaça, do No Stress Team Hill´s / Berger Belge & Amis, serão os formadores desta ação de sensibilização. Nesta, serão abordados diversos temas relacionados com a Terapia Assistida com Animais, tais como: “O que são as TAA e suas diferentes modalidades”; “História das TAA”; “Benefícios dos cães como instrumento terapêutico”; “Bem estar e stress dos nossos cães”; “Metodologia de treino aplicadas aos cães”; “Ética”; e “Avaliação das evoluções comportamentais”.

Adiantamos que a Terapia Assistida com Animais tem como alvo a introdução do animal junto a um individuo ou grupo, onde este é parte integrante do processo de tratamento. Trata-se de uma prática dirigida por um ou mais profissionais certificados para o desempenho dessa função e dirigida para promover a saúde física, social, emocional e funções cognitivas.

A Terapia Assistida com Animais pode destinar-se a todas as pessoas, desde crianças, jovens, adultos e idosos, podendo os seus campos de aplicação incluir-se em terapias de reabilitação em pacientes portadores de deficiências físicas ou perturbações do comportamento bem como crianças que careçam de formação e educação em desenvolvimento.