A data, dia anterior à Festa de Nossa Senhora das Neves, foi escolhida para simbolicamente marcar a importância de um equipamento que irá ser colocado ao serviço de todos os averomarenses. E foram muitos os que marcaram presença neste ato inaugural, que contou ainda com a comparência do executivo municipal.

Neste edifício estão albergados os seguintes espaços: CAMA – Centro de Atendimento Municipal de Aver-o-Mar, COA – Centro Ocupacional de Aver-o-Mar e Pavilhão Multiusos. O Lions Clube da Póvoa de Varzim, o Aver-o-Mar Futebol Clube e o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar também têm, a partir de agora, as suas sedes neste local.

O Presidente da Câmara Municipal começou por referir-se à criação do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, que surge no âmbito da “preocupação com a 3ª idade que se tem vindo a concretizar num conjunto vasto de investimentos no concelho”, assumindo que “este é um dos projetos mais importantes que temos na Câmara Municipal”. Neste sentido, transmitiu que o Centro Ocupacional da Lapa, que também resultou da reabilitação da Escola da Lapa, está em funcionamento há praticamente 6 meses com “magníficos resultados”, acrescentando que “com estes equipamentos pretendemos dar vida ativa aqueles que um dia começaram também nestas escolas a aprender as primeiras letras”.

Sobre o funcionamento do Centro Ocupacional, esclareceu que os interessados devem inscrever-se e serão devidamente acompanhados: “teremos uma enfermeira e haverá um reforço de alimentação, entre outros serviços”. No entanto, advertiu que “nunca será este equipamento a substituir as famílias” pois são elas que em primeiro lugar têm a responsabilidade de cuidar dos seus idosos.

O edil referiu que este novo equipamento além de um Centro de Atendimento também conta com “um espaço polivalente dotado de uma cozinha industrial onde se podem fazer todo o tipo de eventos” de modo a que o edifício “tenha vida, seja ocupado e bem usado”. Neste sentido, o autarca mencionou que foram investidos cerca de 700 mil euros apelando para que as pessoas façam um bom uso do espaço.

Aires Pereira lembrou que este investimento resultava de um compromisso eleitoral agora concretizado e, a este propósito, constatou que “nunca se fez tanta obra nem tanto investimento como o que tem sido feito nos últimos anos em Aver-o-Mar”.

Carlos Maçães também recordou que esta requalificação era uma promessa eleitoral e “algo muito desejado tanto pelo executivo como pela população” que agora se cumpre com muita “satisfação” e só possível graças à parceria entre a Câmara e a Junta, reconhecendo “o empenho, dedicação e disponibilidade da Câmara à União”.

Referiu que a antiga Escola do Cruzeiro se encontra transformada num edifício com inúmeras funcionalidades, reconhecendo o Centro Ocupacional como “um forte contributo ao bem-estar dos nossos idosos, ajudando a colmatar as necessidades da comunidade e prestando um serviço de qualidade e de proximidade”.

Além do Espaço do Cidadão, o Presidente da Junta mencionou que o equipamento vai também acolher as coletividades da terra (Aver-o-Mar Futebol Clube e o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar) bem como os Lions da Póvoa de Varzim.

Depois dos discursos, seguiu-se a visita ao edifício.