O livro, reconstituição simbólica de uma época, acompanha a personagem Jonas Açucena e o seu regresso a Portugal, “o tal país que o poveirinho Eça de Queirós apelidou de choldra. E que destino o leva à Póvoa de Varzim, berço de Eça, já na década de 30, a Póvoa de Varzim do Café Chinês e do Guarda-Sol, da Rua dos Cafés, cenário à Las Vegas, roletas, bacarás, bilhares, a batota generalizada?”.

Alexandre Pinheiro Torres, romancista, poeta, cronista, historiador da literatura e crítico literário tem uma vasta produção espalhada por jornais e revistas. Nasceu em Amarante, mas viveu na Póvoa de Varzim antes de ser convidado como docente pela Universidade de Cardiff, da qual viria a tornar-se catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira.

Além da apresentação do livro, o Município da Póvoa de Varzim preparou, para o mesmo dia, as exposições “A Póvoa Antiga no Universo de Alexandre Pinheiro Torres” e “O tempo e o espaço de Alexandre Pinheiro Torres: Biblioteca particular”, respetivamente às 15h00, no Museu Municipal, e às 21h30, na Biblioteca Municipal.

A 27 de dezembro, dia do centenário, será descerrada a placa comemorativa da efeméride, às 11h30, na casa onde morou o escritor situada na Rua de S. Pedro nº1.