O escritor Vítor da Rocha fará a apresentação das obras intituladas: Ana Rita e os amigos e O farol dos pequenos aventureiros.

Ascensão Ferreira Lopes nasceu em Várzea de Calde, distrito de Viseu, em 1962, residindo atualmente na Póvoa de Varzim.

Exerceu a profissão de auxiliar de ação médica durante cinco anos e meio na Suíça e também no Lar da Santa Casa da Póvoa de Varzim desde 1997 até 2005, onde frequentou vários cursos. Atualmente trabalha na sua empresa.

Desde os primeiros tempos que a poesia e os contos infantis são a sua companhia das horas vagas, tendo publicado a sua primeira obra em 2002, sob o título “Memórias da minha terra” (poesia), a que se seguiu, em 2006, “Um olhar meu” (poesia). Inicia-se na literatura infantil com o título A flauta do cavalo branco (2011). Tem ainda textos publicados em diversas coletâneas, como as três edições de A Arte Pela Escrita IV, V e VI.

 

Ana Rita e os amigos

“Vem conhecer a Ana Rita e os seus amigos, que vivem um monte de aventuras e provam a amizade que os une. E sabes quem são esses amigos? Não penses que são somente outras meninas e meninos. Sim, além das meninas e dos meninos, também são amigos da Ana Rita a mamã e o papá, a avó e o avô, os primos e o gato Tareco, mais o cão Piloto… E todos gostam de se reunir para festejar, para se divertir e sorrir à vida!”