Por isso, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decidiu, logo em março do ano passado, não fixar teto máximo de apoios sociais e reforçar o acompanhamento das famílias mais carenciadas do concelho.

Esta decisão levou a que, desde o início da pandemia até hoje, a Câmara Municipal tenha disponibilizado mais de um milhão de euros (1.198.407,60 €) em apoios diretos à comunidade poveira.

Ao longo deste quase um ano de pandemia, foram criadas quatro equipas de funcionários responsáveis por apoiar diariamente as necessidades no terreno de 4621 pessoas, em total respeito pela confidencialidade e privacidade das mesmas, e entregar 403 cabazes e 8474 refeições, assim como medicamentos e outros bens essenciais. Além disso, e durante os confinamentos gerais, o Município da Póvoa de Varzim tem feito sempre questão de disponibilizar e entregar refeições ao domicílio aos alunos de escalão A e B.

Até hoje, só o Fundo Local de Emergência Social (FLES) cobriu os custos referentes à habitação, alimentação, saúde e educação de várias famílias, num valor total de 182 mil euros (169.430,00€ em 2020 e 13.000,00€ em janeiro de 2021). Houve também um benefício social complementar de 92.078,70€ (84.806,08€ em 2020 e 7.272,62€ em janeiro de 2021) a 636 famílias do concelho, 100% suportado pelo Município, no que diz respeito ao tarifário social da água e ao tarifário familiar.

Para Aires Pereira, “estes dados não representam só números, representam pessoas, que muito provavelmente antes do vírus já enfrentavam dificuldades e que, agora, se veem perante uma situação ainda mais precária”. A pandemia não tem o impacto igual em todos nós e, por essa razão, ao invés de nos focarmos na nossa realidade e necessidades pessoais, “precisamos de prestar atenção ao panorama geral e adotar comportamentos mais solidários e coletivamente responsáveis”.

A Câmara Municipal continuará na linha da frente de apoio aos mais vulneráveis, através de uma grande proximidade com a população e de um trabalho em rede com as Juntas de Freguesia e IPSS, bem como totalmente disponível para adaptar os apoios financeiros e sociais à evolução da situação pandémica.

De agora em diante, o Município da Póvoa de Varzim vai publicar o balanço mensal destes dados. Veja na fotogaleria abaixo os apoios sociais referentes ao mês de Janeiro 2021: