E foi precisamente a pensar nas famílias e empresas do nosso concelho que o município já adotou uma política fiscal favorável para 2017.

À semelhança do ano passado, o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) irá continuar a ser de 0,3%, valor que, na Área Metropolitana do Porto (AMP), apenas o município de Arouca acompanha a Póvoa de Varzim. Aires Pereira anunciou, ainda, que em relação ao IMI “adotamos a medida de reduzir 40 euros os valores para as famílias com dois dependentes e 70 euros para as famílias com três ou mais “. De acrescentar que existem 2200 famílias com dois dependentes e 270 famílias com três ou mais dependentes. Estas reduções significam menos 107 mil euros em receita para o município. No que diz respeito ao IRS, de 4%, apenas Paredes, na AMP, pratica esta percentagem.

A Póvoa de Varzim irá continuar a não cobrar Derrama, o que significa deixar nos cofres das empresas poveiras mais de 800 mil euros.

Quanto às tarifas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais que serão aplicadas no ano de 2017 pela Águas do Norte, S.A., devidamente ratificadas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, representam um aumento de 1% no que diz respeito à água e de 3,5% relativamente ao saneamento, que se traduzirá num acréscimo de custos na ordem dos 20 mil euros no abastecimento de água e de 50 mil euros no saneamento, mas que serão inteiramente suportados pelo orçamento municipal, uma vez que não haverá qualquer atualização de taxas e tarifas para o próximo ano. Ou seja, estes aumentos não se vão refletir nas faturas dos consumidores mas serão suportados pelo Município.

Sobre os grandes investimentos para o próximo ano, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou a Antiga Garagem Linhares (que já arrancou), a remodelação dos campos de futebol nas freguesias de Balasar, Rates e Aguçadoura, a melhoria do campo de Aver-o-Mar (não será colocado relvado sintético porque pretendemos, a curto prazo, relocalizá-lo), reabilitação da antiga Escola da Lapa (instalação do Centro Ocupacional de Idosos) e zona envolvente, reabilitação da antiga Escola de Aver-o-Mar (instalação do Centro Comunitário), arranjos urbanísticos nas Ruas Santos Minho, Hortas e António Graça ( a decorrer), início da 3ª Fase do Parque da Cidade, requalificação do pavimento da Estrada Municipal 501 entre Aver-o-Mar e Aguçadoura, reabilitação da Marina, intervenção na Rua José Régio e zona envolvente ao MAPADI, remodelação do 1º piso do Mercado Municipal e dos balneários das Piscinas Municipais. Tanto o Mercado Municipal como as Piscinas Municipais já se encontram em obras.

Ainda com o objetivo de investir, em 2017, em projetos que vão ao encontro das necessidades das pessoas, Aires Pereira deu início, em novembro de 2016, a visitas ao concelho, estando previsto contemplar todas as freguesias. Para o edil, “é importante averiguarmos as opiniões da população em relação ao que está bem feito, ao que precisa ser melhorado e ao que falta fazer. Para isso, nada melhor do que dar a cara e conversarmos olhos nos olhos. Nos próximos sábados, eu e a Vereação continuaremos a dedicar as tardes a contactar as pessoas e as associações de cada freguesia”. Só ouvindo a população é que a Póvoa de Varzim consegue continuar a ser um Município Amigo das Pessoas, com um orçamento equilibrado e com uma boa saúde financeira.

A oferta de uma programação cultural e desportiva variada é também uma preocupação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que lhe dá as boas vindas ao novo ano com um programa de luxo, que não vai querer perder. A cultura e o desporto estão de braços dados, para que possa começar 2017 da mesma forma que terminou 2016, numa cidade cheia de vida, cor e rica em eventos, reconhecidos pela excelência e qualidade.

Logo na primeira semana de janeiro, e ainda mal refeitos das grandes festas que foram o Feliz Natal 2016 e a celebração de Fim d´Ano, temos um programa imperdível para si. No dia 4, às 21h30, a Banda Sinfónica do Exército sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett para brindar a população com um Concerto de Ano Novo. Apenas 3 dias depois, a 7 de janeiro (sábado), as associações poveiras vão cantar as janeiras, numa prova de dinamismo de um concelho que faz por não esquecer as tradições. O Diana-Bar vai receber a concentração dos grupos culturais, a partir das 15h30, sendo que depois desta primeira atuação, as associações participantes irão deslocar-se para as zonas comerciais da Póvoa de Varzim, às 17h00, por forma a alcançarem o maior número de pessoas e assim darem as boas vindas ao ano que ainda agora iniciou.

No dia 11 de janeiro, a partir das 09h30, o Parque da Cidade vai receber o Corta-Mato Inter-Escolas concelhio. A prova irá realizar-se nos escalões de juniores, juvenis, iniciados, infantis B e infantis A, tanto em masculinos como em femininos. Este evento realiza-se no âmbito do Projeto Escola da Minha Vida, que tem tido ao longo de mais de uma década uma importância incontornável na relação entre o município, as escolas e os alunos, fomentando nos jovens o gosto pelo desporto e pela arte.

Com o início de mais um mês chegam, também, as propostas cinematográficas do Cineclube Octopus e do Cine-Teatro Garrett. Os títulos escolhidos para janeiro são: Cemitério do Esplendor (5 de janeiro); Ela (12 de janeiro); American Honey (19 de janeiro) e Animais Noturnos (26 de janeiro). O Cine-Teatro Garrett tem as suas próprias propostas no que diz respeito ao cinema, a serem exibidas a 15 de janeiro. Cantar! foi o filme escolhido para os mais pequenos (15h30) e Beleza Colateral para o público adulto (21h30).

Se prefere uma ida ao teatro, também tem muito por onde escolher. O Garrett vai receber três produções em janeiro: no dia 7 (às 17h00 e às 22h00), “A Rolha da Garrafa do Rei d´Aonde?”, um espetáculo musical em registo Operático – para a Infância e Famílias – apresentado no dia em que se comemora o Natal Russo; entre 10 e 13 (10h30 e 14h30), “O Império – os Lusíadas vs A Mensagem”, duas das mais icónicas obras portuguesas servindo de mote para uma peça destinada aos alunos das escolas secundárias; a 21 (21h30), “Variações, de António”, um olhar ficcional sobre o cantor e compositor António Variações.

A 8ª edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que irá decorrer nas Piscinas Municipais, no fim de semana de 10 e 11 de fevereiro, marca o arranque de mais um mês de ouro para o concelho. Trata-se de um dos melhores a nível europeu, o que se repercute no desenvolvimento da economia local em pleno Inverno que, como se sabe, é uma época baixa para o turismo. A estadia de centenas de pessoas na cidade é um dos motivos que levam a Câmara Municipal a investir nesta competição de alto nível. Recorde-se que na edição de 2016, o Meeting trouxe mais de 450 nadadores à cidade e lotou as Piscinas Municipais.

Apenas três dias depois, a Póvoa de Varzim vai celebrar o Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, às 22h00, com um grande concerto de Rita Guerra. O Cine-Teatro Garrett foi o palco escolhido para este espetáculo especial de S. Valentim, inserido na nova Tour da artista, que celebra os seus 30 anos de carreira. Em 90 minutos, o concerto irá oferecer as histórias e as canções mais emblemáticas da carreira daquela que é unanimemente considerada uma das maiores intérpretes nacionais.

Segue-se a 18ª edição do Correntes d´Escritas, imagem de marca da excelência da Póvoa de Varzim. De 21 a 25 de fevereiro, a cidade irá receber dezenas de prestigiados autores nacionais e internacionais. No âmbito do evento, serão atribuídos Prémios Literários. O anúncio das obras premiadas será feito na sessão de abertura do evento e a entrega dos prémios ocorrerá na sessão de encerramento.

Em março, o Garrett vai receber mais um concerto de referência, desta feita por parte da Banda de Música da Armada Portuguesa, no dia 18. No mesmo dia terá lugar a abertura do XIX Torneio Internacional de Ténis de Mesa (dias 18 e 19), prova inserida no âmbito do Plano de Desenvolvimento da modalidade, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Trata-se de uma atividade constituída por um conjunto de provas de participação individual e coletiva com o objetivo de promover a prática do desporto por entre as coletividades do concelho. De referir ainda que o Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa, assim como o Plano de Promoção de Atletismo (composto por corridas de participação individual e coletiva com o objetivo de promover os valores do desporto por entre as coletividades do concelho) e o Projeto Vida Ativa (que atualmente providencia ginástica, hidroginástica e musculação a cerca de 800 alunos reformados ou com mais de 65 anos) estão em atividade até ao final da época desportiva, em junho.

Venha viver a Póvoa de Varzim connosco. Bem-vindo a 2017.