Este investimento decorre da preocupação do Presidente da Câmara em tornar a Póvoa de Varzim um Município sem barreiras, através da pedonalização dos centros urbanos e da revitalização de centros históricos. “O objetivo principal é aumentar os níveis de conforto, acessibilidade e qualidade de vida dos poveiros e, também, criar condições para atrair e fixar mais residentes no nosso concelho”, referiu Aires Pereira.

As obras mais recentes são as do prolongamento da Rua da Moita, uma empreitada que foi pensada tendo em conta a continuidade dos acessos existentes e que dará origem à criação de um novo núcleo no Bairro da Matriz. 

Esta intervenção, no valor de 142 425 € e com duração prevista de 3 meses, vai permitir escoar melhor o tráfego rodoviário e criar melhores condições de circulação; graças à abertura de uma ligação mais próxima da Via General Humberto Delgado ao Cemitério e ao aumento da capacidade de aparcamento automóvel, através da criação de novas zonas de estacionamento ao longo da via e num parque gratuito.

Paralelamente, o prolongamento da Rua da Moita para nascente da Rua de S. Pedro vai permitir o surgimento de uma praceta a norte da Igreja Matriz, abrindo frente para reabilitação de um edifício existente na cabeceira da Igreja. Este espaço será reconvertido nas Casas Mortuárias, tratando-se de uma obra de requalificação a realizar brevemente pela  Paróquia da Matriz, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim no valor de 250 mil euros.

Com a abertura da praceta, o antigo edifício ganhará uma nova vida e um enquadramento que nunca teve, passando a ser protagonista desta nova zona e uma futura zona de referência da cidade.

Veja na fotogaleria abaixo o antes e o depois das obras que darão origem a esta nova centralidade no Bairro da Matriz, assim como os desenhos técnicos do projeto em curso.