Desde o início da sua construção, o Município da Póvoa de Varzim já investiu quase 12 milhões de euros (11.872.042,16 €) em aquisição de terrenos, obras, faixas de rodagem, ciclovias, passeios, iluminação pública e paisagismo, com o objetivo de melhorar a mobilidade, circulação e acessibilidade no nosso concelho.

Deste valor global, mais de 3 milhões de euros pertencem à atual fase da via para norte da Avenida 25 de Abril. Ao todo, a Câmara Municipal despendeu 1.120.000 € para a aquisição de terrenos e 2.645.000 € para a execução da empreitada em curso. Este investimento do Município surge como solução à crescente sobrecarga do tráfego na entrada/saída da cidade, especialmente nas horas de ponta.

Trata-se da criação de uma via alternativa – prevista no Plano de Urbanização da cidade – que se revela essencial para a gestão e sustentabilidade da rede viária, tal como pode ser observado na Planta de Delimitação da Intervenção abaixo (a vermelho está a delimitação da presente empreitada, a amarelo tracejado estão as futuras fases).

Esta fase das obras corresponde ao prolongamento da via, desde a rotunda existente na Avenida do Mar, até à Rua das Sencadas / Rua José André, na zona mais a norte. Da empreitada, cuja duração é de 12 meses, constam os trabalhos de terraplenagem e pavimentação de faixas de rodagem em pavimento betuminoso, a instalação de sistema de drenagem pluvial, as infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, a rede de iluminação pública, o sistema de sinalização e demais trabalhos de construção civil inerentes.

Veja na fotogaleria o ponto de situação das obras de prolongamento da Via B para norte da Avenida 25 de Abril.