A decisão foi tomada esta tarde na reunião do executivo municipal. O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, convidou todos os vereadores a visitarem o edifício no próximo dia 23 de junho, às 17h00. O Centro Coordenador de Transportes encontra-se em fase de conclusão e o autarca pretende elucidar os autarcas sobre os projetos pensados para dar vida àquela zona da cidade durante todo o ano.

Na reunião foi aprovada a proposta de celebração de Contratos de Emprego-Inserção e Inserção+ junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional. “Estamos a reorganizar a estrutura da Câmara Municipal, a internalizar serviços que tínhamos vindo a contratar com empresas externas e a entrada destas 20 pessoas já é um passo nessa direção. Além disso, o Município pretende diminuir o desemprego no concelho após as dificuldades que muitas empresas tiveram e continuam a ter com esta pandemia que o mundo atravessa”.

Ainda na reunião de Câmara foi aprovada a participação do Município no projeto Vencer o Autismo, promovido em parceria com a Área Metropolitana do Porto. Através deste projeto é pretendido reduzir o estigma negativo do Autismo; aumentar a qualidade de vida dos cuidadores; reduzir os desafios das pessoas com Autismo; realizar palestras em mais de 60 cidades para mais de 55.000 pessoas; formar mais de 3.000 pais e profissionais, com impacto na vida de mais de 400 crianças e jovens; criar, selecionar, adaptar e traduzir conteúdos práticos e interativos para o dia-a-dia de pais e profissionais que lidam com crianças com Autismo.

À margem dos assuntos levados a reunião, Aires Pereira afirmou ter reunido com o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, no que concerne a necessidade de intervir junto da Autoridade Metropolitana dos Transportes no sentido de resolver a falta de transportes nesta zona.

Aires Pereira frisou que, na sequência do surto pandémico, o concelho da Póvoa de Varzim viu totalmente suspensos os serviços de transporte que asseguravam a rede de mobilidade que liga o centro da cidade às doze freguesias. Aquando do recomeço do período escolar, o Município da Póvoa de Varzim viu-se obrigado a assegurar, através de meios próprios, o transporte de estudantes do 11º e 12º ano.

Questionado acerca dos festejos do São Pedro, o edil informou que irá reunir-se com os seis Bairros na próxima semana de forma a serem discutidos os modelos que se vão poder utilizar no próximo dia 28 e 29 de junho. “Mais do que ideias tenho responsabilidades. Há coisas que definitivamente não se vão poder fazer este ano. Penso que será uma celebração mais de Bairro, à porta, com os amigos. Tal como há 40 anos”.