A Conferência intitulada “Naufrágio do Veronese – uma tragédia galega” irá ser proferida por António Cunha e Silva, sendo que a sessão terá apresentação de Joaquim Pinto da Silva.

Desde o dia 12 de abril que se encontra patente a exposição documental sobre o naufrágio do navio inglês “Veronese”, ao largo de Matosinhos, e o apoio que foi dado pelos poveiros nas operações de salvamento, há 100 anos.

Notas biográficas de António Cunha e Silva:

António Cunha e Silva nasceu em 1941, em Leça da Palmeira.

Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto e do Quarteto de Cordas do Porto. Foi professor de violino e presidente do Conselho Diretivo do Conservatório de Música do Porto.

É membro honorário da Casa dos Açores do Norte (Porto) e da Casa dos Açores no Algarve (Faro), onde tem colaborado na área cultural. Em 2012, participou no Congresso do Espírito Santo – Angra do Heroísmo. Em 2013, foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural – Câmara Municipal de Matosinhos. Do conjunto da sua obra publicada destaca-se: Ricardo Barros – Identidade Oceânica, Governo Regional dos Açores (2007), Matosinhos, As Vozes e os Gestos, Câmara Municipal de Matosinhos (2009), Óscar da Silva – Universo Açoriano, Casa dos Açores do Norte, Fundação Engº António de Almeida, Fundação Luso-Americana (2012).