“Terminar um percurso de mais quatro anos num clima de compreensão e partilha é algo francamente positivo e, diria até, singular. É para nós motivo de orgulho ver que, ao longo deste mandato, mais de 90% das decisões tomadas foram por unanimidade ou ampla maioria, com uma outra abstenção circunstancial”, frisou Aires Pereira, “no fundo, todo o nosso projeto foi sufragado e aprovado, o que só nos dá força para continuar a seguir este caminho de crescimento”.

Segundo o Presidente da Câmara, “a nossa situação financeira é bastante saudável e o facto disto ser reconhecido, de forma consistente, pelos vereadores e deputados mostra que conseguimos gerir bem as contas, especialmente numa altura em que nos foi exigido tanto, fruto da situação difícil que vivemos do ponto de vista pandémico”.

Dando continuidade à Póvoa de Varzim enquanto Município ambientalmente sustentável e com preocupações do ponto de vista do cumprimento das metas da neutralidade carbónica, foi aprovada também a adesão à iniciativa “Porto Solar Metropolitano”, promovida pela Agência de Energia do Porto (AdEPorto). Graças à mesma, serão instalados sistemas de produção de energia fotovoltaica, que ajudarão a reduzir a fatura energética da Escola do Século, Antigo Quartel, Cine-Teatro Garrett, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal e Centro Coordenador de Transportes.

Por fim, foi aprovada a primeira alteração orçamental que permite integrar o saldo de gerência do Município da seguinte forma – 250 mil euros para o fundo das freguesias e 500 mil euros para a aquisição do terreno, com vista à instalação do Parque Lúdico de Balasar. Recorde-se que, e nas palavras de Aires Pereira, “este é o mandato das freguesias – é o mandato em que houve maior investimento em prol de um desenvolvimento consistente e uniforme em todo o concelho; e o que pretendemos é criar condições para que esta realidade se consolide”.