“A Bandeira Azul que, a partir de hoje, passamos a ostentar em toda a nossa extensa frente de mar, é o reconhecimento oficial que faltava para atestar a qualidade global deste espaço ao serviço dos utentes da praia e ao serviço da economia da cidade. Culmina, assim, um trabalho de reabilitação que, iniciado há duas décadas na frente de mar, se estendeu a toda a cidade”, sublinhou o autarca. Estas palavras foram proferidas esta manhã, na Praia Verde, na Abertura Oficial da Época Balnear, que incluiu o içar da primeira Bandeira Azul da Póvoa de Varzim. Aires Pereira protagonizou esse momento depois de referir que “sendo o areal um território de importância estratégica, não só no domínio simbólico, mas também na área muito concreta da economia urbana, foi, desde sempre, nossa norma de conduta a prática das melhores relações institucionais com as entidades que aqui partilham responsabilidades de gestão, nas áreas do mar e do ambiente. Temos, assim, garantido, através da Associação de Nadadores-Salvadores “Os Delfins”, a segurança das nossas praias, mesmo fora do período oficial da época balnear – um conceito que, como é sabido, as alterações climáticas tornaram desajustado da realidade. Por esse motivo, “Os Delfins” não podiam ser esquecidos nesta festa. No âmbito do programa Praia Saudável, a Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, desenvolve ações de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança, durante a época balnear, pelo sexto ano consecutivo. A iniciativa, de seu nome “Verão de Campeão”, reuniu perto de 400 crianças de escolas do concelho, que brincaram toda a manhã e aprenderam todas as regras de segurança que devem lembrar quando estão na praia e no mar. Esta foi, segundo Aires Pereira, “uma feliz coincidência. Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança e juntamos aqui, com a iniciativa ‘Verão de Campeão’, quatro centenas de crianças para brincarem e se divertirem”. As crianças assistiram, ainda, ao simulacro de um salvamento, protagonizado pela Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde “Os Delfins”. Aqui poderá conhecer a parceria estabelecida entre esta associação e o município.

BA01 BA02

O Vice-Almirante Álvaro da Cunha Lopes, Diretor Geral da Autoridade Marítima, presente nesta iniciativa, considera que “esta campanha de sensibilização, patrocinada pela Fundação Vodafone, é o elemento central na dinamização de uma cultura de segurança nas nossas praias”. Luísa Pestana, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Vodafone, explicou que “nestas campanhas de sensibilização participaram mais de 180 mil crianças. ‘Verão de Campeão’ insere-se num projeto muito mais abrangente, que se iniciou em 2005, que trabalha temas ligados ao ambiente e às acessibilidades”.

BA03

Relembramos que foram efetuadas seis candidaturas e que as seis foram aprovadas pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), organização não-governamental e sem fins lucrativos, que conta com o apoio da Comissão Europeia, e que em Portugal é representado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A Póvoa de Varzim junta-se, assim, aos 57 restantes concelhos de Portugal – sendo que apenas dez são do Norte do país – com Bandeiras Azuis. Estas são as primeiras candidaturas do concelho e todas foram aprovadas. De destacar que apenas existem oito novas zonas balneares no Norte com Bandeiras Azuis, sendo que seis pertencem à Póvoa de Varzim.

BA04

As zonas balneares com Bandeira Azul serão, então: Barranha (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro; Lagoa (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); e Zona Urbana Sul II (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca).

“Um desafio e uma oportunidade se depara a todos os que operam na praia: concessionários, utentes, banhistas e município. Serem capazes de manter esta bandeira hasteada”, sublinhou o Vice-Presidente da Câmara Municipal.