É um facto que as crianças têm a capacidade de assumir rapidamente novos comportamentos e de levar os seus familiares a – também – interiorizarem novas rotinas. Por essa razão, o projeto “É Bom Pedalar Aqui!” é uma oportunidade de permitirmos aos alunos do 1.º ciclo aprender a andar de bicicleta, na segurança que o contexto escolar proporciona, enquanto desenvolvem em paralelo princípios de cidadania ativa em grupo.

Já está concretizada uma das fases de implementação do “É Bom Pedalar Aqui!”, que é a de dotar com pavimentos e sinalética de curtos circuitos cicláveis as cinco Escolas Básicas interessadas em aderir ao projeto – Escolas de Cadilhe (Amorim), do Teso (Estela), da Granja (Rates), do Desterro e do Século (ambas na Póvoa de Varzim).

Agora, seguem-se os workshops teórico-práticos em grupo de utilização da bicicleta, circulação segura e incentivo ao uso partilhado e responsável do espaço público, os quais contarão com a colaboração de associações locais, que habitualmente promovem atividades e iniciativas de mobilidade sustentável no concelho da Póvoa de Varzim.