O autarca sublinhou a pertinência deste evento, que “passados 21 anos ainda consegue entusiasmar e surpreender”, e destacou o papel fundamental de Mário Ferraz, um “homem dinamizador destes Encontros desde a primeira edição, que se dá à comunidade sem exigir nada, tornando-se uma referência para muitos jovens, num mundo em que todos olham apenas para si e ignoram os outros.”

Luís Diamantino salientou a importância do tema escolhido e assinalou com agrado o aumento, ano após ano, da participação ativa das escolas no Encontro pela Paz, papel que considerou “fundamental para o sucesso desta atividade”.

Mário Ferraz começou a sua intervenção com rasgados elogios ao Vice-Presidente da autarquia poveira, uma pessoa “sonhadora, que faz parte deste movimento desde o primeiro dia e que vai muito além de alguém que apenas acompanha. Hoje, o Encontro pela Paz tem na Câmara Municipal um parceiro fundamental, com um cunho muito pessoal, através do seu Vice-Presidente, que é alguém que confia, não impõe e dá liberdade para um tema tão importante”.

O mentor do projeto considera que “a educação é a base de tudo o que somos” e que “a família, a escola e a sociedade são um triângulo fundamental para uma visão do mundo refletida numa sociedade bem estruturada”.

O papel das crianças é essencial, segundo Mário Ferraz, que vê nos mais novos um conjunto de pessoas que “inspiram e dão uma visão genuína do mundo que nos rodeia”. Por esse motivo, a educação é fundamental para qualquer comunidade e “não deve ser um chicote, mas antes um constante diálogo que ensine as crianças a aceitarem os outros como iguais”.

“A humanidade vai ter de se preocupar com o ser em vez do ter” e o Encontro pela Paz, “de “pessoas para pessoas”, funciona como um passo importante para isto acontecer, concluiu Mário Ferraz, que de seguida apresentou o programa do evento, que tem arranque marcado para 12 de dezembro, às 10h00, com a exposição “Educação pela Paz”, no Diana-Bar.

Igualmente a partir do dia inaugural de atividades, até ao primeiro dia do ano de 2020, a organização convida-nos a colocar na janela ou na varanda um pano branco, símbolo da Paz.

A 14 de dezembro, a Chama da Paz irá percorrer todas as freguesias da Póvoa, transportada por atletas do concelho, com destino ao Pavilhão Municipal.

No dia seguinte, 15, às 15h00, o Pavilhão Municipal acolhe a Cerimónia pela Paz, que irá englobar uma largada de pombos, uma grande panóplia de atuações culturais e a Marcha pela Paz, a partir do Pavilhão Municipal rumo à Praça do Almada. Lá chegados, será feito um minuto de silêncio e a deposição da flor branca na Taça da Paz, no Coreto. Caso as condições atmosféricas não permitam, as iniciativas previstas para a Praça do Almada serão realizadas no Pavilhão Municipal. No mesmo dia, e até 11 de janeiro, o Diana-Bar convida todos os interessados a deixarem a sua mensagem na Árvore da Paz.

O Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, será assinalado com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, às 16h00. Esta iniciativa será acompanhada por uma atuação por parte da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

O evento termina a 11 de janeiro, às 21h30, no Diana-Bar, com o encerramento da exposição, o visionamento de um filme, a entrega de diplomas e certificados de agradecimento e alguns momentos culturais.

Consulte o programa completo do 21º Encontro pela Paz.