O Encontro decorre de 1 a 15 de Agosto. Os jovens, provenientes da Póvoa de Varzim, de Montgeron (França), Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta), vão, ao longo de duas semanas, desenvolver actividades relacionadas com a temática da Educação para a Cidadania, pois, como explica Francisco Casanova, presidente da Associação de Amizade, “a educação para a cidadania está na ordem do dia, no sentido de preparar os novos cidadãos com as ferramentas sociais para interagir e intervir adequadamente na sociedade. Este tipo de trabalho é para isso, dar outro lastro da experiência, assegurar-lhes novos horizontes para as suas vida”.

Partindo da frase “Sou Livre, Sou Cidadão, Sou Europeu”, os jovens vão desenvolver várias actividades centradas em três áreas de expressão, a saber: a adaptação de uma letra original a uma música, com coreografia, a construção de um fantoche e a elaboração de um graffiti. Os resultados serão apresentados num espectáculo que terá lugar na noite do dia 12 de Agosto. Francisco Casanova explica que, subjacente à organização destas actividades, estão “preocupações pedagógicas que levem participantes de culturas diferentes a encontrar um caminho comum.”

Encontro Internacional de Jovens 2007_01 Encontro Internacional de Jovens 2007_02

A par da preparação das actividades para o espectáculo, os jovens vão também poder praticar desportos como o futebol, o voleibol, participar em aulas de aeróbica, ir até à piscina, fazer rafting ou tiro ao arco. A organização apresenta uma outra novidade: o site do Encontro Internacional de Jovens, que este ano servirá como ferramenta de comunicação a vários níveis, com fóruns de discussão, espaços noticiosos, galerias de imagens, entre outras valências. O site do Encontro Internacional de Jovens está alojado em aqui e lá pode visitar o programa do Encontro.

Melgaço foi o município escolhido para receber a comitiva multicultural, por dispor de todas as infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento das actividades. A Pousada da Juventude de Melgaço vai ser o quartel-general e será “uma casa de família para todos, tendo em conta que preenchemos a lotação do espaço”, explica Francisco Casanova, que revela ainda que a comitiva da Póvoa de Varzim viaja já no dia 30 para aquela localidade para convidar um grupo local “a integrar e conhecer a nossa organização e a repercussão das nossas actividades, que afectam não só quem participa, mas também quem recebe”.

O primeiro Encontro Internacional de Jovens decorreu em 1988 e teve lugar em Aguçadoura. Desde aí, e num universo de 18 encontros, o encontro realizado em Melgaço é já o sétimo a ter lugar no nosso país.