A exposição, que estará no Diana Bar até dia 12 de Janeiro, é composta por trabalhos de várias escolas sobre o tema do encontro.

O programa prossegue nos dias 15 e 16 de Dezembro com a Chama da Paz, que vai percorrer as 12 freguesias do concelho, com a colaboração de atletas de associações locais. No dia 16, às 15h00, no Pavilhão Municipal, realiza-se a Cerimónia do Encontro pela Paz, com a actuação das Xaile e da Academia Gimnoarte, seguindo-se a Marcha pela Paz até à Praça do Almada, onde será feita a deposição de flores brancas na Taça da Paz. Dia 1 de Janeiro, às 16h00, Dia Mundial da Paz, serão deitadas ao mar as flores recolhidas na Taça da Paz – esta cerimónia simbólica decorrerá no interior do Porto de Pesca. No dia 12 de Janeiro, às 21h30, no Diana Bar, o Encontro encerra em festa com a passagem do filme dos melhores momentos, a actuação dos Pequenos Cantores de Amorim, do Coro Infantil de Amorim e Amorim&Laundos Ensemble.

A Comissão de Honra do Encontro pela Paz volta a reunir nomes como o do Presidente da República, do Primeiro Ministro e do Arcebispo Primaz de Braga. As escritoras Luísa Dacosta e Alice Vieira, as cantoras Mariza e Dulce Pontes, os jornalistas Carlos Daniel e Júlio Magalhães, o apresentador José Carlos Malato, José Carlos Vasconcelos, o actor Ruy de Carvalho, entre outros.

Desde a primeira edição, entre Dezembro de 1999 e Janeiro de 2000, que a Câmara Municipal se associa à organização deste evento, que envolve toda a comunidade poveira na promoção da cultura da Paz e na construção de um espírito de partilha e reconciliação.

O Encontro pela Paz, que se realiza pelo 9º ano consecutivo, decorre num período que compreende fundamentalmente o Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro), daí a sua realização nesta época do ano.