Como é sabido as praias da Póvoa de Varzim apresentam, de há muito, qualidade balnear de excelência sem indícios de contaminação. E esta qualidade, consistente ao longos dos anos, tem-se traduzido na atribuição do Galardão da Bandeira Azul e de Qualidade de Ouro às praias da Póvoa de Varzim. O presente ano não é exceção.

A monitorização que, anualmente e durante a época balnear, é levada a efeito pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem em conta a análise dos parâmetros indicadores definidos em legislação comunitária específica e transposta para a legislação nacional, designadamente os parâmetros indicadores de existência de poluição (Enterococos intestinais e Escherichia coli). Os resultados obtidos, que podem ser consultados aqui, classificam as praias da Póvoa de Varzim com qualidade “EXCELENTE”, o que significa que são praias seguras e recomendáveis para banhos.

O estudo realizado pelo ICBAS-UP tem como objetivo avaliar os potenciais impactos das alterações climáticas no desenvolvimento de bactérias do género Vibrio, as quais, por existirem naturalmente no ambiente, não podem ser erradicadas, sendo algumas destas essenciais ao bom funcionamento dos ecossistemas. Aquele estudo destaca, ainda, que não existe qualquer relação entre as bactérias estudadas e fenómenos de poluição e contaminação nas praias monitorizadas. Aliás, e segundo informação prestada pela própria equipa de investigação, o estudo desenvolvido permitiu validar a ausência de contaminação fecal nas praias da Póvoa de Varzim.

Neste sentido, importa ao Município da Póvoa de Varzim esclarecer que as praias do concelho apresentam, com toda a segurança e à luz dos critérios legalmente estabelecidos, qualidade de excelência para fins balneares, sendo a sua qualidade monitorizada e controlada regularmente pela APA.

Pedido Esclarecimento do Município à APA_01-07-2020

Esclarecimento Público da Equipa de Investigação

Pedido Esclarecimento do Município à Equipa Investigação_08-07-2020