Estes resultados foram obtidos no âmbito da implementação do programa de monitorização da qualidade das águas balneares desenvolvido pela APA, o qual se tinha vindo a traduzir, até ao presente momento, na atribuição consistente de padrões de excelência em todas as praias do concelho.

Embora pertença à APA, enquanto instituto público sob tutela do Ministério do Ambiente, a missão de verificar os níveis de qualidade e de proteção do ambiente, o Município da Póvoa de Varzim assumiu sempre uma postura de sério compromisso com a garantia da qualidade das águas de todo o concelho.

Por essa razão, a autarquia tem assumido, a expensas próprias, a realização de amostragens complementares por laboratório acreditado, durante toda a época balnear, nos mesmos pontos de amostragem definidos pela APA. Os resultados obtidos nas amostragens realizadas pelo Município, no dia 17 de Agosto, traduzem um incremento nos parâmetros microbiológicos nas mesmas praias, no entanto, com valores que se enquadram, ainda, nos critérios de excelência definidos pela Bandeira Azul, tal como se pode verificar na consulta aos boletins laboratoriais.

Tomando em atenção as condições climáticas sentidas no período de amostragem, tais como a elevada precipitação contínua e a alteração das correntes dominantes, consideram os técnicos que estas possam ter contribuído para os resultados obtidos em toda a costa. Contudo, o Município da Póvoa de Varzim não pode deixar de expressar a sua surpresa pela focalização do problema unicamente no nosso concelho, uma vez que a situação é transversal às restantes praias da costa norte tal como pode ser facilmente constatado através dos dados disponíveis na aplicação INFO PRAIA.

O Município da Póvoa de Varzim continuará a acompanhar de perto a situação, permanecendo em contacto direto com a APA de forma a esclarecer se a situação se tratou de um evento pontual, entretanto ultrapassado, ou se carece de maior acompanhamento. Para o efeito foram já agendadas, para o dia de hoje, a realização pela APA de amostragens suplementares. Assim que estiverem disponíveis os resultados das novas amostragens na praia da Salgueira, na praia Azul, na praia Verde, na praia dos Beijinhos, na praia da Lada, na praia da Lagoa-II e na praia do Hotel, a autarquia informará prontamente todos os poveiros.