O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esclareceu que os valores apresentados traduzem um aumento de 1,50% na atividade de abastecimento de água e de 4,10% na atividade de saneamento de águas residuais relativamente aos praticados no corrente ano de 2018, o que irá resultar num acréscimo estimado de custos de 30.000,00€ no abastecimento de água e de 62.000,00€ no saneamento de águas residuais. O autarca esclareceu que estes aumentos não se vão repercutir no consumidor final.

Foi aprovada a abertura de concurso público para a Remodelação e Ampliação do Campo de Futebol de Rates – edifício de apoio e recinto de jogo, tendo em vista a adjudicação da empreitada com um preço base de um milhão e cinquenta mil euros, a também para a Construção do Campo de Futebol de Balasar – campo de futebol de 7 e arranjos exteriores, com um valor previsto de 650 mil euros.

O executivo aprovou a abertura de concurso público para a aquisição de serviços de recolha multimaterial no concelho da Póvoa de Varzim pelo prazo de um ano, renovável por dois períodos de um ano, até ao limite global de três anos, com o preço base de cerca de 739 mil euros acrescido de IVA. A propósito deste serviço, Luís Diamantino revelou que “prevê-se a recolha de 9013 toneladas no período máximo de duração do contrato (3 anos), sendo que cada tonelada terá o custo de 82,00€”.

O executivo aprovou também a aquisição de serviços de manutenção e conservação do Complexo Desportivo Municipal, do Parque da Cidade e de alguns espaços verdes públicos do concelho da Póvoa de Varzim pelo prazo de um ano, renovável por dois períodos de um ano, até ao limite global de três anos. O custo global anual estimado para prestação de serviços é de 198.000,00€, acrescido de IVA, que corresponde a um encargo mensal de 16.500,00€.

Foi aprovada a celebração de um protocolo com a DariAcordar – Associação para a Recuperação do Desperdício com o objetivo de implementar o Projeto Zero Desperdício, que visa conseguir a maior oferta possível de doação de excedentes alimentares e facilitar que os mesmos cheguem a quem deles efetivamente necessita.

O autarca esclareceu que o Município, em parceria com as instituições que também aderiram como o Centro Social de São Pedro de Rates, o Instituto Madre Matilde, a Delegação da Cruz Vermelha, o Instituto Maria da Paz Varzim e o Centro Social Bonitos de Amorim, propõe-se a combater o desperdício alimentar.

O Município também irá celebrar um protocolo com a Escola Secundária Rocha Peixoto e o Clube Naval Povoense que tem por objeto proporcionar a prática desportiva de vela adaptada a alunos com necessidades educativas especiais.

O Vice-Presidente revelou que a Reabilitação do Centro Coordenador de Transportes foi adjudicada à Tecnocampo – Sociedade de Construções e Obras Públicas, S.A. pelo valor de 988.847,62€, acrescido de IVA e que a Ciclovia (do centro da cidade a Balasar) foi adjudicada à Construtora Estradas do Douro 3, Lda. pelo valor de 2.241.407,00€, acrescido de IVA.

Foi aprovado também o Arranjo Urbanístico do Largo do Bom Sucesso, em Argivai, pelo preço base de 140.000,00€ e o apoio financeiro à Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim no valor de 140.000,00€.

O executivo aprovou a adesão do Município à Carta Europeia para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia e que se constitui como um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.