Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, explicou que estas visitas eram importantes para a preparação do plano de atividades do município e através delas era possível averiguar as necessidades imediatas para o próximo ano, bem como a médio/longo prazo estruturar o trabalho para o mandato.

Para além de Daniel Bernardo, Presidente da Junta, também Augusto Moreira e Amadeu Matias, representantes de Argivai e Beiriz, respetivamente, foram ouvidos por Aires Pereira que fez questão de ir ao terreno auscultar as necessidades.

O primeiro ponto de paragem foi a Praceta Moinhos Velhos, em Argivai, um local que tem suscitado opiniões diferentes pelas árvores que lá existem. Apesar de alguns habitantes desta zona defenderem o abate das plantas, o executivo não encontrou justificação para tal, entendendo tratar-se de um espaço aprazível, de convívio salutar com a natureza, destacando-se o valor natural das três árvores, dois carvalhos e um acer negundo, duas espécies de referência.

O espaço envolvente à Igreja de Argivai também mereceu a atenção do edil e de Augusto Moreira que sugeriram um arranjo para o mesmo. A médio prazo, preveem o alargamento da via em frente à Igreja – Rua do Padre José Geraldo de Oliveira – implicando a cedência de terreno privado para o efeito.

Já na Rua Villa Argevadi, local conhecido por “zona envolvente aos fiéis de Deus”, ficou a sugestão da criação de um Parque de Lazer, onde a população poderá disfrutar do prazer de estar ao ar livre, dinamizando aquele local da freguesia.

Já em Beiriz, foi identificada a necessidade de dotar de iluminação a via que vai desde a Escola E.B.1 de Igreja até ao Largo da Margarida. Trata-se de uma rua nova que surgiu para compensar o facto da Rua da Igreja ter sentido único, facilitando assim a circulação viária na zona.

Para um lote de terreno existente entre o edifício da Sede da Junta e a Igreja, Aires Pereira propôs a realização de um projeto que satisfizesse os anseios da população, contemplando a implantação da Sede dos Escuteiros, um Parque de Estacionamento e um Parque de Lazer Infantil.

A precisar de uma intervenção urgente para criação de escoamento e alargamento de saída de água, a Rua do Abade Martins de Faria, situada por baixo da A28, em frente ao Quartel – Escola Prática dos Serviços.

Por último, o executivo visitou a zona da Giesteira, também por baixo da A28, que necessita de ser pavimentada. Aires Pereira sugeriu o alargamento da via e a criação de uma ligação à Zona Industrial de Amorim. A Câmara fornece o paralelo e a freguesia faz os trabalhos, transmitiu o autarca.

Os encontros mais diretos com as freguesias prosseguem, consolidando a medida política de proximidade anunciada pelo executivo liderado por Aires Pereira.