A abertura do projeto foi assinalada, esta tarde, na Praia da Fragosa, que acolhe a iniciativa pela primeira vez, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do Capitão dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Comandante Marques Coelho, do Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, do Presidente da União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães, e de Sérgio Furtado, Tesoureiro do Instituto Maria da Paz Varzim. As Vereadoras Andrea Silva e Sílvia Costa também estiveram presentes na sessão.

O Presidente da Câmara manifestou a sua intenção de estender este projeto até outras praias do concelho, acrescentando que para tal “é necessário lançar o apelo aos voluntários, nomeadamente aos jovens, para que se envolvam neste projeto para que disponibilizem um pouco do seu tempo em prol dos outros”. Apesar dos meios (cadeiras anfíbias, tapetes, tendas) serem disponibilizados pelo Município, “sem as pessoas, o projeto não funciona”, admitiu o autarca.

Para o edil, este é “um projeto de grande importância dentro daquilo que é oportunidade para todos. Permitir às pessoas com mobilidade muito condicionada e alguns profundamente afetados poderem ir até mar, poderem tomar um banho é uma obrigação da sociedade criar estas oportunidades e disponibilizar a todos este tipo de equipamentos”.

Aires Pereira revelou que estava “feliz por termos concretizado este projeto. Espero poder ampliá-lo até às praias mais a norte para que haja um ponto mais a limite do concelho de modo a criar condições de acessibilidade a todos os que precisam”.

Terminou, dizendo que “este é um projeto que nos realiza mais do que qualquer um dos outros”, acrescentando que “é um daqueles projetos que faz a diferença entre quem se interessa e quem não se importa”, daí que seja um projeto diferenciador.

O Comandante Marques Coelho transmitiu que enquanto responsável pela segurança nas praias, é “com muito agrado que vejo o sucesso deste projeto que está a crescer cada vez com mais valias e mais implantação territorial. Isto é, sem dúvida, motivo de orgulho para todos nós. Agradeceu aos voluntários, ao Instituto Maria da Paz Varzim, ao Município e Juntas de freguesia envolvidas, aos nadadores salvadores e aos concessionários”.

“IN Póvoa – Praia para Todos” é um projeto inclusivo, promovido pelo Instituto Maria da Paz Varzim, em parceria com o Município da Póvoa de Varzim, contando ainda com o apoio de diversas entidades locais, que enquanto parceiras, se associam à sua dinamização.

O projeto decorre no ponto acessível Praia Verde (Náutico), Póvoa de Varzim: de 1 de julho a 31 de agosto e ponto acessível Praia da Fragosa, Aver-o-Mar: de 1 de julho a 31 de julho.

O horário de funcionamento do serviço de apoio, a cumprir em cada ponto acessível, será das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 17h30, de segunda-feira a sábado. O horário praticado inclui o tempo de montagem e desmontagem dos equipamentos, que se prevê ser de aproximadamente de 20 minutos.

O Regulamento do projeto “IN Póvoa – Praia para Todos” está disponível aqui.