Esta contará com uma breve introdução de Jorge Rodrigues, apresentador, conferencista, encenador e cantor.

Madalena Sá e Costa nasceu no Porto, a 20 de Novembro de 1915 e é filha dos pianistas Leonilda Moreira de Sá e Costa e Luís Costa.

Foi discípula de Guilhermina Suggia (1929-39) e antes, de seu pai Augusto Suggia. Concluiu o curso de violoncelo com Isaura Pavia de Magalhães no Conservatório Nacional (1940), complementando a sua formação com Paul Grümmer (em Potsdam, 1936 a 39), Gaspar Cassadó (Paris), Sandor Végh e Pablo Casals (cursos de verão em Zermatt, Suíça, 1951 e 55), Maurice Eisenberg e A. Janigro (Cursos de Cascais). Obteve os prémios Orpheon Portuense (1939), Emissora Nacional (1943), Morrisson da Fundação Harriet Cohen (1958), Guilhermina Suggia, SNI (ex-aequo, 1966).

Com sua irmã Helena Sá e Costa manteve durante 50 anos um duo tendo tocado em Portugal incluindo Açores e Madeira, Angola, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica. Também com sua irmã e Henri Mouton (violino) fez parte do Trio Portugália que posteriormente, com a participação do violetista belga François Broos, constituiu o Quarteto do mesmo nome.

Madalena Sá e Costa colaborou nas Sociedades de Concertos Orpheon Portuense, Círculo de Cultura Musical, Pró-Arte, Juventude Musical, actuando também na Rádio e Televisão. Tocou com orquestras sob a direcção dos Maestros Pedro de Freitas Branco, Frederico de Freitas, Ivo Cruz, Fritz Riegger, Jacques Pernood, Gunther Arglebe, Ferreira Lobo, Pedro Blanch e Silva Pereira. Integrou a Orquestra Sinfónica da EN (1966-84), Instrumentistas de Câmara da Orquestra Sinfónica do Porto (1970) e a Camerata Musical do Porto que fundou (1979-89). Desenvolveu notável acção pedagógica no Conservatório de Música do Porto (1944-82) e foi também professora do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1961-76), dirigindo ainda cursos nos Conservatórios de Música de Vila Nova de Gaia, Lagos, Portimão e Academia de Barcelos.

Participou em diversos festivais (Sintra, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Guimarães) e em júris de Concursos (Eisenberg, Covilhã e Juventudes Musicais).

Como herdeira do legado musical de Guilhermina Suggia deu continuidade em Portugal aos seus ensinamentos. Em 2008 publicou “Memórias e Recordações” que recolhe o percurso de três gerações, e documenta a memória da viragem operada pelo Orpheon Portuense na formação do gosto musical iniciada no Porto a partir do final do século dezanove. Em 2009 presidiu ao júri do 1º Concurso Internacional Suggia | Casa da Música.

Madalena Sá e Costa acompanha intensamente a vida musical interessando-se especialmente pela execução de repertório menos divulgado, pelo apoio à iniciativa de jovens músicos participando ainda em diversas palestras musicais.