Aparício Quintas, ex-presidente da instituição, deu voz emocionada ao sentimento dos fundadores homenageados, mostrando-se muito orgulhoso com a evolução do MAPADI nestes 40 anos e com o carinho que a Póvoa de Varzim demonstra pelo seu trabalho.

O presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, fez questão de marcar presença neste jantar, que reuniu mais de 300 pessoas, salientando esta “data importante para a associação e para a Póvoa, por aquilo que o MAPADI representa, por aquilo que conquistou ao longo destes 40 anos e fundamentalmente pelo que consegue em prol das crianças, jovens e adultos, que noutras circunstâncias estariam escondidos em casa.” Aires Pereira ressalvou que o MAPADI funciona em muitos casos como “única retaguarda para muitos jovens”, pelo que se impõe a valorização da instituição.

O edil pretende que os horizontes do MAPADI se alarguem, permitindo que encare o futuro com ainda maior tranquilidade. Desta forma, confirmou que a autarquia vai avançar, já na próxima reunião de câmara, com a adjudicação da obra que irá ampliar a sua estação de serviços, permitindo à instituição passar do sonho à realidade e dar inicio “à montagem do novo centro de lavagem inclusivo, onde todos os poveiros poderão aceder”.

O papel decisivo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no desenvolvimento da instituição também foi lembrado pelo presidente do MAPADI, António Ramalho, que reconheceu o “apoio total” da autarquia, destacando também que “a ampliação da nossa estação de serviços é a melhor prenda possível”.

O MAPADI homenageou ainda as empresas que acolhem utentes da associação, colaborando para a inclusão do cidadão com deficiência na sociedade. António Ramalho agradeceu este importante apoio por parte dos empresários, que vai de acordo com a missão do MAPADI, de “formar os jovens deficientes e procurar que sejam incluídos na sociedade e no mundo do trabalho”.

Fundado em 1976, o MAPADI leva quatro décadas de trabalho em prol da integração de pessoas com deficiência intelectual. É hoje uma instituição de referência, reconhecida por todos os poveiros graças ao seu trabalho inestimável e aos seus serviços de excelência prestados à população.