Além do executivo municipal, estiveram presentes na sessão Fernando Leite, Administrador-Delegado da Lipor, e Quirino Jesus, Vereador da Câmara Municipal de Espinho, autarquia que também terá um equipamento semelhante ao inaugurado.

Aires Pereira transmitiu que o dia marcava “uma nova etapa na vida da Póvoa de Varzim e no nosso compromisso com esta área tão importante como é a recolha e transformação de resíduos e com as metas ambientais que todos temos obrigação de contribuir e atingir de modo a termos um planeta mais sustentável”. O edil explicou que “com a nova estação de transferência, os camiões de resíduos já não terão que se deslocar à Lipor I ou II para fazer a descarga dos resíduos diariamente durante a noite. Vão entregá-los aqui e depois serão encaminhados para os diferentes sistemas. Teremos menos transporte, menos camiões na rua, menos desperdício de tempo e menos custos”.

O autarca informou que no dia 1 de julho entra em funcionamento o Ecocentro, acrescentando que “investimos 1,5 milhões de euros, num terreno que tem 60 hectares, propriedade da Lipor”. Os equipamentos ocupam 10 hectares e os restantes 50 destinam-se a uma incubadora de empresas ligadas à área do ambiente”.

O Presidente revelou que “no mês de maio a Lipor já atingiu as metas nacionais fixadas em termos daquilo que é a nossa responsabilidade, ou seja, dos 50 kg por habitante no que diz respeito à recolha, já atingimos 53 kg e na Póvoa de Varzim 51,2 kg”.

Relativamente a estes números, Aires Pereira fez questão de deixar uma palavra aos cidadãos que estão a colaborar, destacando a importância da “sustentabilidade do nosso planeta e da economia circular, ou seja, termos a capacidade de reutilizar tudo aquilo que utilizamos e cada vez menos ir procurar matérias-primas virgens. Esta é uma obrigação e um compromisso de todos e de cada um”.

Sobre a recolha porta-a-porta implementada inicialmente na zona sul, agora a avançar na Matriz e, em breve, na zona norte, transmitiu que “entre janeiro e maio deste ano permitiu aumentar o total em 1,7 mil toneladas o material enviado para reciclagem”.

O Presidente lembrou que a Lipor é empresa de referência no universo dos resíduos, sendo que já representa 12% dos resíduos nacionais: “somos a maior empresa pública do país a tratar resíduos”, acrescentando tratar-se de “um exemplo para o país e para a Europa, uma vez que a Lipor tem delegações em vários países”, desde Malta a Roménia, Israel e parcerias com o Brasil.

Aires Pereira revelou ainda que a Lipor tem um desejo e um sonho: “transformar-se numa empresa produtora de produtos”.

Veja a fotogaleria desta iniciativa que integrou as comemorações do Dia da Cidade: