Este equipamento desenvolvido pela Lipor tem sido um sucesso e os números falam por si: em 66 dias de utilização recolheu 83 039 embalagens. Conheça as vantagens de que pode usufruir ao utilizar a máquina aqui.

Depois de confessar a sua “curiosidade enorme em conhecer a máquina”, o Ministro do Ambiente revelou que “este ano, dos mais de 420 milhões de euros que o Fundo Ambiental vai ter, uma verba de cerca de 1 milhão e meio vai ser alocada para apoiar a aquisição deste tipo de máquinas”. Assim sendo, esclareceu que sabendo da existência de um projeto singular (a única que existe no país) não resistiu a vir ver.

João Matos Fernandes referiu-se às metas ambientais: “temos que chegar ao ano de 2030 com apenas 10% dos resíduos a ir para aterro. Isto tem vantagens múltiplas incluindo vantagens na descarbonização do país”.

Sobre as vantagens que a máquina dá a quem a utiliza, o Ministro do Ambiente transmitiu que “o que estamos a dar às pessoas é uma justa retribuição porque na verdade os materiais valem dinheiro. Não estamos a dar nada a ninguém”. Neste sentido, referiu que “é mesmo importante que possamos também transformar isto num negócio, ou seja, haver um modelo de gestão próprio que permita valorizarmos todos estes resíduos hoje que afinal são produtos e vão voltar a entrar no processo produtivo inibindo a extração de matérias primas. É neste círculo virtuoso que devemos apostar”.

Assim sendo, indicou que o Governo se compromete a estender este projeto, ainda piloto, até ao final do ano em 50 sítios diferentes: “vai ser apoiada a aquisição de 50 máquinas para colocar em 50 sítios diferentes que começarão a ser instaladas em junho, até ao final do ano, ou seja, 8 a 10 máquinas por mês”. Conhecer a máquina instalada no Mercado Municipal foi muito importante para perceber vários aspetos do seu funcionamento e utilização.

A propósito da educação ambiental, João Matos Fernandes entende que “cada um de nós é responsável pelas embalagens que entram na nossa casa”, ou seja, a responsabilidade é de cada um de nós e começa no momento em que efetuamos a compra.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, também com as funções de Presidente da Lipor e Presidente Smart Waste Portugal, transmitiu que a colocação deste equipamento no Mercado Municipal permitiu reconhecer que o sucesso de utilização se prende com o facto de demonstrar às pessoas que o seu gesto conta e concluir que “isto não é possível sem a colaboração das pessoas”.

O autarca revelou que no que diz respeito ao sucesso desta operação Lipor – Câmara Municipal – Ministério do Ambiente, conclui que “é uma boa medida, temos vindo a conquistar as pessoas e fundamentalmente a provocar uma mudança de atitude”.

Assim sendo, Aires Pereira transmitiu que o investimento do governo em máquinas semelhantes a esta será uma “medida que irá contribuir para as metas e para as preocupações que temos com os plásticos e embalagens e com a redução da deposição de resíduos em aterro. É este trabalho conjunto e o esforço de todos que permitirá ter um melhor ambiente e fazer com que as gerações futuras tenham também condições de vida neste planeta”.

Acompanharam ainda esta visita o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, Fernando Leite, Administrador-Delegado da Lipor, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, as Vereadoras Sílvia Costa e Lucinda Amorim e o Vereador Marco Barbosa.