Sujeita ao tema “Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida”, a Mostra irá abrir portas às 10h00 de dia 18, quinta-feira, para a Sessão de Abertura, que como é tradição, contará com um coffee-break da autoria dos alunos dos Cursos Profissionais da Escola Básica EB 2/3 de Beiriz. Na abertura, que irá contar com a participação da Escola de Música da Póvoa de Varzim, da Escola Profissional de Esposende (com marchas populares e cantares de intervenção), da Secundária Eça de Queirós (dança e pequena passagem de modelos de indumentárias) e da Secundária Rocha Peixoto (grupo de dança), será ainda feita a entrega do Prémio Papelaria Locus ao vencedor do concurso do Cartaz do 14º FOP. Seguir-se-ão três workshops: Dinâmicas de Grupo e Trabalho de Equipa, promovido pela Vil@net (14h30), Confeção de Entrada (15h00) e Confeção de Sobremesa (17h00), ambos promovidos pela Proandi.

Na sexta-feira, dia 19, destaque para a atuação do grupo de dança da Escola Secundária Rocha Peixoto, às 14h30 e para a final de concurso de cocktails não-alcoólicos, aberto a todas as entidades parceiras, às 15h00.

No último dia da Mostra Informativa, sábado, dia 20, o dia irá começar às 10h30, com o espetáculo musical Pocahontas, da autoria dos alunos do 4º ano das Atividades Enriquecimento Curricular das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (Agrupamento de Aver-O-Mar, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, de Rates e alunos do MAPADI) e promovido pela Associação Pró Música – Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Da parte da tarde, o Pavilhão Municipal abre portas às 14h30 para um concurso de DJ Solidário, de organização conjunta entre a Escola Secundária de Rocha Peixoto (RPrádio – Rádio dos Alunos da Secundária de Rocha Peixoto) e a Escola Profissional de Esposende, com o apoio da Escola Profissional de Esposende e o patrocínio do Grupo BNI Winner, da Megaensaio e do jornal Mais Semanário. O concurso conta com 3 prémios finais: 100€ em dinheiro para o vencedor, 35€ para o segundo colocado e publicidade no jornal Mais Semanário no valor de 25€ para o 3º classificado. O júri será composto por Bruno Carvalho e pelos DJs Nelly Deep e Fifty.

Destaque ainda para os vários eventos a realizar durante a Mostra Informativa, a saber: torre escalada do Exército no exterior do Pavilhão Municipal; exposição dos cartazes presentes ao concurso do cartaz da 14ª edição do FOP; mimos, pinturas faciais, modelagem de balões e oficionais de expressão plástica; demonstrações de bar e cozinha; apresentação de desenhos, pinturas e vídeos pelas turmas das artes; palestras de sensibilização sobre os temas Enfermagem Profissional – nova saída profissional e Comportamento animal – dicas para os donos e demonstração de atividades sobre a arte marinheira, eletrotecnia e mecânica.

O horário da Mostra é o seguinte: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, nos dias 18 e 19 e das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, no dia 20, sábado. As escolas e entidades interessadas em visitar com os seus alunos, podem informar da data e horário em que o pretendem fazer, contactando a organização através do número telefónico 252 090 000 ou do email forumsop@cm-pvarzim.pt

De modo a fornecer toda a informação existente relativamente a esta temática e esclarecer todas as dúvidas que possam existir sobre possíveis opções de Formação e Saídas Profissionais, o Fórum irá ainda promover um conjunto de atividades e ações complementares à mostra. Entre 11 e 23 de maio, terão lugar, na Escola Profissional de Esposende (dia 11, às 18h00), na EB 2/3 de Beiriz (16, às 18h30), Secundária Eça de Queirós (18, às 18h30) e na Secundária Rocha Peixoto (23, às 18h30), Sessões de Esclarecimento abertas à participação de encarregados de educação e população em geral.

Destaque igualmente para a exposição de trabalhos de expressão plástica, promovida pela Comissão de Proteção a Crianças e Jovens da Povoa de Varzim, no âmbito da Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a ocorrer entre hoje (a partir das 15h00) e 13 de maio, n´A Filantrópica; para as palestras da Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, sobre o empreendedorismo juvenil e social (22 e 26 de maio); para as VI Jornadas de Mecânica numa parceria entre a empresa Quantal e a Escola Secundária Rocha Peixoto; exposição de meios da Marinha e Autoridade Marítima Nacional no âmbito das comemorações do Dia da Marinha (13 a 20 de maio); sessão de trabalho semanal do Grupo BNI WINNER (17 de maio), a realizar na Escola Profissional de Esposende e exposição de artes visuais da Secundária Rocha Peixoto, no Espaço Rochart na Rua da Junqueira (20 de maio a partir das 15h00).

Consulte o programa da Mostra Informativa e o programa completo do 14º Fórum de Formação e Opções Profissionais. Para esclarecimento de dúvidas relativamente ao FOP e a qualquer iniciativa do mesmo pode contactar o 252 090 000 ou em alternativa o email forumsop@cm-pvarzim.pt.