Neste sentido, a Câmara Municipal associou-se ao Alto Comissariado para as Migrações no sentido de desenvolver um projeto-piloto conjunto. O “Integrar Valoriza” foi estabelecido com base num Protocolo de Cooperação, com o objetivo de ajudar os concelhos portugueses que fazem parte do projeto a consolidar as suas políticas de acolhimento e da integração de migrantes.

São várias as políticas públicas de acolhimento destas comunidades previstas, cuja implementação deverá ser feita em rede e assente numa abordagem transversal, intersectorial e interconcelhia de várias áreas governativas. A este respeito, o nosso Município compromete-se, desde já, a garantir o acolhimento e a integração da população imigrante residente no território, melhorando as respostas dos serviços públicos a nível local, a estimular a cooperação a nível municipal entre autoridades públicas, empresas, sociedade civil e associações de pessoas imigrantes, e ainda, a promover a articulação do projeto piloto com os instrumentos de planeamento locais, aprovados pelos Conselhos Locais de Ação Social da Rede Social.