Depois de, de manhã, a Câmara Municipal homenagear três personalidades e uma associação, que muito têm contribuído para o desenvolvimento social e cultural da Póvoa de Varzim, às 18h00, na Casa da Juventude, premiaram-se os vencedores de três concursos: Concurso Nacional de Fotografia; Praça dos Pintores e Janelas, Varandas e Jardins Floridos.

O Concurso Nacional de Fotografia contou com mais de 500 trabalhos inscritos, divididos por 108 participantes. Este ano, foram atribuídos quatro prémios: “Charme”, a Ana Rita Rocha; “Retrato”, a Jorge Barradas de Casais; “Desporto”, a Pedro Patrício e “Cartaz 2008”, a Carlos Simões. A categoria “Retrato” foi a mais concorrida, com 221 fotografias. Seguiu-se a categoria “Charme”, com 149, a categoria “Cartaz 2008”, com 121, e “Desporto”, com 83 imagens.

premios_dia cidade 02 premios_dia cidade01
Ricardo João Ribeiro – Vencedor Escalão B Carlos Simões – Vencedor Categoria Cartaz

A melhor foto de cada categoria foi premiada com €750, excepto a de “Cartaz 2008”, cujo prémio é de €250.

O concurso Praça dos Pintores, iniciativa da Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, com o apoio da Câmara Municipal, proporciona a todos os participantes um espaço público para a manifestação de talento, afirmação de conhecimentos e de intercâmbio com jovens das cidades geminadas: Montgeron, Eschborn e Zabbar.

O concurso de pintura “Praça dos Pintores”, este ano sob o tema “Perspectivas” dividiu-se em dois escalões: A, dos 14 aos 17 anos, e B, dos 18 aos 27 anos. O vencedor do escalão A foi Fernando Novais Tranchete e o vencedor do escalão B foi Ricardo João Ribeiro. Cada um ganhou um prémio de €300.

Quanto ao concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”, iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que pretende incentivar os munícipes a cuidarem dos seus espaços verdes e, desta forma, tornar a própria cidade mais atractiva, também decorreu na tarde de sábado. Os vencedores foram Janine Sequeira, Margarida Santos, Emília Gaspar e o edifício Cristal Mar.

premios_dia cidade 03 premios_dia cidade 04
Emília Gaspar – Vencedora categoria Varanda Em representação de Margarida Santos – Vencedora categoria Janela

premios_dia cidade 05 premios_dia cidade 06
Edifício Cristal Mar – Vencedor categoria condomínio Janine Sequeira – Vencedora categoria Jardim

Todos os prémios foram entregues pelos vereadores do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico e da Juventude, Afonso Oliveira e Manuel Angélico. Os autarcas referiram a importância destas actividades explicando que a qualidade é o factor essencial nos projectos realizados pela Câmara Municipal. Afonso Oliveira, responsável pela área do Turismo, mencionou, ainda, as iniciativas agendadas para este Verão, pela variedade, quantidade e, mais uma vez, pela sua qualidade. Estas iniciativas são a Feira do Livro, o Festival Internacional de Música e o Capital Radical, entre outros.