O ponto alto do evento são os dois torneios internacionais ITF: o Póvoa de Varzim Marinha Beach Tennis Open, de categoria G4 (sem prize money) e o Dia da Marinha Beach Tennis Open Cidade da Póvoa de Varzim, de categoria G3 (com prize Money de 2.500€).

O primeiro torneio terá lugar no dia 19 de maio, sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h30, sendo no mesmo dia sorteado o quadro dos jogos do Dia da Marinha Beach Tennis Open Cidade da Póvoa de Varzim, a realizar-se no sábado (20), entre as 9h00 e as 18h30, e no domingo (21), entre as 9h e as 16h00.

Paralelamente, a organização convida toda a população a participar nas várias clínicas de ténis de praia existentes durante o certame, que contarão com a presença de um treinador de renome da modalidade que, de forma gratuita, procurará ensinar todos os amadores interessados em aprender mais sobre os desafios desta modalidade em expansão. As clínicas estarão disponíveis nos dias 17 (14h30 às 18h00) e 18 de maio (10h00 às 12h00).

Por forma a evitar que a ação no areal poveiro se cinja apenas a atletas profissionais, terá ainda lugar um torneio social, no último dia do evento entre as 9h00 e as 16h00. No final das competições, será realizada a entrega de prémios aos vencedores de todos os três torneios (os dois profissionais e o social).

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.