O Presidente da Câmara esclareceu que tal surge no âmbito da “ecovia que estamos a realizar entre a Póvoa e Famalicão. Assim, o Município poderá fazer uso das estações de Rates e das Fontainhas, sendo que a de Rates já é ocupada pelo Núcleo de Escuteiros de São Pedro de Rates. O edifício das Fontainhas está abandonado e vai ser recuperado pelo Município para fazer uma estação de apoio aos utilizadores da ciclovia”.

No seguimento deste ponto, o autarca informou que a empreitada da ciclovia “está a decorrer a bom ritmo, estando já em fase de pavimentação a maior parte dos troços”.

O executivo aprovou dois protocolos: um com a Associação de Amizade de São Pedro de Rates e outro com o Instituto Maria da Paz Varzim solicitar o apoio financeiro do Município para a aquisição de um veículo automóvel de transporte de passageiros.

Ficou ainda decidido, nesta reunião, a abertura do processo de concurso para a execução da primeira fase do projeto de 150 fogos, situados no Lugar da Gândara e Mariadeira. Aires Pereira revelou que se trata de “um processo que estamos a fazer em conjunto com a Ordem dos Arquitetos para conseguirmos um maior número de propostas. Este concurso irá desenvolver-se em duas fases: primeira em que os concorrentes vão apresentar uma proposta para ordenamento da área, a que corresponde um prémio monetário para o projeto que vier a ser escolhido pelo júri; segunda em que a Câmara já terá condições para fazer uma segunda adjudicação por ajuste direto em função do que foi a escolha do primeiro concurso para a execução de todo o processo de loteamento. Depois, segue-se a fase do lançamento dos concursos dos projetos de execução das construções”.