O novo edifício, que começou a ser construído 15 de fevereiro de 2020, deverá estar concluído em janeiro de 2021, dois meses antes do inicialmente previsto.

Durante a visita guiada, o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores puderam verificar a evolução daquelas que serão as novas alas terapêuticas e ocupacionais. Atualmente são mais de 400 os cidadãos que contam com o MAPADI. Isto faz com que, segundo Aires Pereira, este investimento sirva tanto os utentes do MAPADI como toda a população poveira, especialmente pelo caráter inovador dos futuros serviços e pelas condições de sustentabilidade que serão criadas.

O valor da obra, num total de 1.149.992.57 euros, contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim através da atribuição de parte do cofinanciamento FEDER, obtido no âmbito do PEDU, na ordem dos 450 mil euros. Complementarmente, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim irá assinar um protocolo com a instituição no sentido de dar mais um apoio direto, no valor de 30% da empreitada.

O MAPADI é, há 40 anos, uma instituição poveira de referência a nível nacional e internacional no apoio à formação e inclusão dos cidadãos com deficiência.