José de Azevedo desde muito novo desenvolve intensa actividade na divulgação das coisas poveiras. Colabora no “Comércio da Póvoa”, “Ala Arriba”, “Mundo Desportivo”, “Gazeta dos Desportos” e “Jornal de Notícias”. De 1982 a 1990 é director de “A Voz da Póvoa”. Ocupa lugares directivos em algumas instituições e agremiações locais.

Como correspondente do “Jornal de Notícias” (1964 a 2006) foi convidado a escrever sobre a Póvoa piscatória, contando histórias sobre os homens do mar da Póvoa, seus usos e costumes. Da recolha desses textos foram publicados dois livros: ”Homens do Mar da Póvoa” (1973) e “A Póvoa de Varzim a Terra e o Mar” (1976), com prefácio do jornalista e escritor Viale Moutinho. Com as duas edições há muito esgotadas, a Câmara Municipal achou por bem reeditar em Março de 2001 um novo livro “Histórias do Mar da Póvoa”. Foi o primeiro volume da colecção “Linha do Horizonte”- Biblioteca Poveira, lançada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim .

Agora, volvidos seis anos, José de Azevedo aceitou mais um convite da Câmara Municipal e regressa com novas histórias da comunidade piscatória local, uma selecção de crónicas dispersas pelo semanário “O Comércio da Póvoa”, sob a rubrica “O Café da Guia”, e algumas outras guardadas no baú das recordações. Um ensaio etnográfico e biográfico sobre os pescadores poveiros, seus usos e costumes, que intitula Poveirinhos pela Graça de Deus.

Este lançamento marca a abertura de mais edição da Feira do Livro, a decorrer no Largo do Passeio Alegre até 19 de Agosto. A sessão contará, ainda, com as actuações do Coral do Grupo Folclórico Poveiro, do Grupo de Guitarras de Coimbra e com um Recital de Poesia por Aurelino Costa.