Para Aires Pereira, este é um exemplo paradigmático de que “o andamento das obras promovidas e financiadas pela autarquia depende, em grande parte, do profissionalismo e do compromisso assumido pelo empreiteiro em questão”, adiantando que “nesta empreitada está a suceder o que devia acontecer em todas – o cumprimento escrupuloso, pela outra parte, de todas as condições e prazos acordados contratualmente”.

Esta nova empreitada, com valor de cerca de um milhão e meio de euros, vem colmatar a necessidade de mais espaços polivalentes no concelho já que se antevê a sua utilização não só pela comunidade escolar, mas também pelas associações desportivas locais fora do horário letivo. O Pavilhão da Escola Secundária Eça de Queirós vai ter uma área principal destinada à prática de todo o tipo de modalidades desportivas indoor, apoiada por uma sala de ginásio, salas de professores, salas de árbitros, áreas técnicas e quatro balneários, o que permitirá a utilização simultânea do pavilhão por um número elevado de pessoas. Contará também com bancadas num piso elevado, com capacidade de até 150 lugares sentados e 80 lugares de pé, tendo sido acautelado o acesso e permanência no espaço de pessoas com necessidades especiais. Veja aqui as imagens do antes e depois desta empreitada.

Importa recordar que não é só a Escola Secundária Eça de Queirós que vai crescer… A área circundante a esta infraestrutura escolar está, também, a ser alvo de investimentos, com vista à melhoria da qualidade de vida dos poveiros que lá vivem ou transitam. É o caso, por exemplo, da obra de ampliação do MAPADI, da construção do novo Pavilhão Multiusos na Escola EB1 Nova, da requalificação da Escola EB2/3 Dr. Flávio Gonçalves, da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, da criação do primeiro Parque Infantil 100% inclusivo do concelho e da requalificação do Centro Coordenador de Transportes, que será inaugurado em breve. Ao todo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já investiu, nesta zona central da cidade, aproximadamente 8 milhões de euros.