Dos 23 Sistemas de Gestão de Resíduos em Portugal, apenas a LIPOR e a RESITEJO cumpriram todas as metas previstas para 2020: preparação para reutilização e reciclagem, retomas com origem em recolha seletiva e deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterro.

Quanto a esta última meta, importa referir que a LIPOR se destaca tanto a nível nacional, quanto europeu, já que envia apenas 1,47% dos seus resíduos para aterro. Este valor da LIPOR cumpre confortavelmente a limitação de 10% imposta pela União Europeia, contrariamente à percentagem bem mais elevada de 58% de deposição em aterro registada no nosso País.

Este resultado é fruto do trabalho de excelência e qualidade desenvolvido, com elevado sentido de compromisso, por todos os Municípios associados à LIPOR – nos quais se inclui a Póvoa de Varzim. Há muitos anos que a nossa autarquia, e em particular o Presidente da Câmara Municipal, encara a sustentabilidade ambiental e a gestão integrada de resíduos como uma prioridade. Prova disso mesmo são as medidas que têm vindo a ser adotadas, o esforço em promover fóruns de discussão (como foi o caso do seminário luso-espanhol sobre sustentabilidade organizado esta semana na nossa cidade) e, ainda, o acompanhamento e participação ativa em debates europeus e internacionais, nomeadamente na Comissão do Ambiente do Comité das Regiões da União Europeia e na COP-26.