Este é um evento organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas que contou, este ano, com o número de inscrições recorde de 62 jovens, entre os 14 e os 27 anos, divididos entre dois escalões. Entre os participantes, contavam-se ainda quatro jovens oriundos de Eschborn (Alemanha) e outros quatro oriundos de Montgeron (França), personificando o objectivo de fazer da Praça dos Pintores um espaço de troca multicultural, assinalando também as relações de amizade entre a Póvoa e as cidades geminadas.

Cada participante teve a oportunidade de, durante os dois dias, produzir dois trabalhos, um de tema livre e outro que deveria, obrigatoriamente, obedecer ao tema “Perspectivas”. São estes últimos que vão ser avaliados por um júri que vai reunir na próxima semana e que, como explica Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade, “é constituído por elementos que representam tanto as áreas técnicas de pintura como outras áreas da sociedade civil, para que o maior número de pontos de vista sejam representados”.

A 16 de Junho,  data em que se comemora o Dia da Cidade, são anunciados, na Casa da Juventude, os vencedores dos dois escalões (Escalão A para participantes entre os 14 e os 17 anos e Escalão B para participantes entre os 18 e 27 anos), e entregue o prémio de €300.  Os trabalhos estão expostos na Casa da Juventude entre 16 de Maio e 16 de Junho.

Sobre o público, Francisco Casanova afirmou que “como é habitual é costume ter muita gente a ver esta iniciativa” já que a Praça dos Pintores é um espaço “onde os jovens estão à vontade” levando a que haja momentos em que se regista uma grande interacção entre pintores e público.

Nascem também novas amizades, ainda que separadas por milhares de quilómetros. Exemplo disso é a deslocação, já no próximo fim-de-semana, de um grupo de quatro jovens portugueses até Eschborn, onde irão ser recebidos pelos quatro jovens alemães que participaram na Praça dos Pintores.

As imagens desta edição da Praça dos Pintores podem ser visitadas aqui.