A este respeito, Aires Pereira explicou que o CAM passa agora a ser a nossa principal ligação com o mundo exterior por duas razões. Primeiro, porque é um canal de acesso aberto ao Metro e uma importante ligação da cidade à Área Metropolitana e ao aeroporto. E, em segundo lugar, pois introduz uma forma mais eficiente de trabalhar e mais aberta de comunicar com o público, graças à aposta na digitalização e na desburocratização. “O processo «no paper» está em curso e ficará concluído este ano, assim como a desmaterialização dos processos, que fortalecem a identidade da Póvoa de Varzim enquanto smart city”, referiu o autarca. Uma outra novidade em fase de conclusão é “a app do CAM, que permitirá a todos os munícipes acederem aos serviços de atendimento, através dos seus telemóveis, para agendar atendimentos, marcar audiências e consultar pedidos”.

O Presidente da Câmara fez, no entanto, uma ressalva “este edifício é das pessoas, pelo que nunca vamos perder a atenção com quem dá preferência ao atendimento presencial. Os nossos rostos continuarão cá, prontos para receber e esclarecer quem precisa”. Neste sentido, importa referir que o CAM conta com uma nova Loja do Cidadão e concentra num só espaço todos os serviços de apoio ao munícipe, já em pleno funcionamento desde a semana passada.

O Presidente da Câmara fez ainda alusão aos vários símbolos da Camisola Poveira presentes na fachada do CAM, uma junção contemporânea de elementos tradicionais poveiros idealizada pelo arquiteto Rui Bianchi.