“O Sr. Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Eng. Aires Pereira, encontra-se neste momento em Bruxelas, onde, amanhã e dia seguinte (portanto, dias 5 e 6 de dezembro), participará na 132º Reunião Plenária do Comité das Regiões, organismo da União Europeia de que, a partir de amanhã, passa a ser membro efetivo.

Como é sabido, Portugal tem nesse organismo, de relevante importância para a definição das políticas regionais europeias, uma representação, constituída por autarcas e representantes dos governos regionais, cujo Coordenador é, neste momento, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dr. José Maria Costa. É a este organismo, com esta representatividade e com a referida função, que, a partir de amanhã, passa a pertencer o nosso Presidente, Eng. Aires Pereira, que – podemos, seguramente, todos garanti-lo – vai representar e prestigiar o poder local português”.

O executivo aprovou um protocolo que visa a implementação na Casa da Juventude da Eurodesk, uma rede europeia de informação com serviços em 31 países e é um ponto de acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude. Neste sentido, prevê-se na Póvoa de Varzim a dinamização de um centro e  de  atividades  de  informação  aos  jovens  sob  o  título “Multiplicador Eurodesk Portugal”, com porta aberta ao público, dinamização de eventos de informação, contribuição para a gestão de conteúdos e atualização do Portal Europeu de Juventude, de acordo com o plano anual de atividades acordado entre as partes.

Foi aprovada a Proposta do Plano de Pormenor da Envolvente ao Quartel de Paredes que, segundo esclareceu Luís Diamantino, “deve-se à ampliação do Parque Industrial de Amorim. À partida, teremos cerca de 50 lotes homogéneos, sendo que tudo depende da iniciativa privada”.

O executivo aprovou também o Contrato de Comodato a celebrar com o Atlético Clube da Póvoa de Varzim, nos termos do qual o Município concede àquela associação o direito de utilização gratuita e a gestão do equipamento denominado “Parque Desportivo de Mourões”.

Foi aprovada a renovação do apoio ao Rotary Club da Póvoa de Varzim para o corrente ano letivo de 2018/2019, que tem vindo a ser concedido por este Município, traduzido no patrocínio de bolsas de estudo da Fundação Rotária Portuguesa, para frequência de ensino universitário, no valor unitário de 750,00 €, destinadas a estudantes deste concelho.