A Sombra do que Fomos, um romance há muito esperado e que venceu o Prémio Primavera de Romance 2009, conta a história de um grupo de sexagenários, antigos militantes de esquerda, derrotados pelo golpe de Estado de Pinochet e condenados ao exílio, que decidem encontrar-se 35 anos depois. Mas nada é como dantes…

Sepúlveda regressa à Póvoa, onde esteve pela última vez em Outubro do ano passado para lançar A Lâmpada de Aladino, e, tal como já referiu, “estar aqui é muito mais do que vir a uma actividade profissional como escritor. Aqui reencontro-me com amigos”.

Quanto a O Sangue da Terra, este vem confirmar Sofia Marrecas Ferreira como uma das autoras mais relevantes na narrativa portuguesa. Este é o seu quinto romance, depois de Mulheres de Sombra, Uma História de Família, Da Cor dos Seus Olhos e Só por Amor. A obra é um hino às mulheres, à força com que se entregam ao amor e às suas paixões, à coragem com que assumem as suas escolhas e a sua liberdade. O ar, o calor e a imensidão da planície alentejana acabam por envolver os leitores.

A escritora, licenciada pela Universidade de São Paulo, Brasil, vive actualmente em Londres, onde obteve o seu mestrado com a tese “O Lisboeta Queirosiano”. Esteve na Biblioteca Municipal da Póvoa em Junho de 2008 para apresentar Só por Amor e manifestou o seu gosto em “passar por aqui”, referindo-se à cidade e ao Correntes d’Escritas.

Recorde-se que o lançamento deste livro estava inicialmente agendado para 30 de Outubro mas, por imperativos profissionais, o seu lançamento foi  antecipado para dia 29.