Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e enviar juntamente com a mesma o valor da inscrição que difere de categoria para categoria e que pode ser consultado no regulamento do concurso. O valor das propinas de inscrição inclui pianista acompanhante do XI Concurso de Trompete.  Os ensaios serão realizados nos dias 28 e 29 de março, em horário a anunciar através do endereço eletrónico fornecido na ficha de inscrição.

A inscrição poderá ser realizada através do seguinte endereço eletrónico concurso.trompete.pvarzim@gmail.com, via CTT ou presencialmente na seguinte morada: Escola de Música da Póvoa de Varzim, Rua D. Maria I, nº 56 , 4490-538 Póvoa de Varzim.

O concurso está dividido em cinco categorias: Categoria Solo (nível I) – até aos 9 anos de idade; Categoria Solo (nível II) – até aos 12 anos de idade; Categoria Solo (nível III) – até aos 15 anos de idade; Categoria Solo (nível IV) – até aos 18 anos de idade e Categoria Solo (nível V) – até aos 24 anos de idade.

O evento irá realizar-se no Auditório Municipal e tem os seguintes objetivos: proporcionar aos concorrentes novas oportunidades para o domínio do conhecimento e da performance musical, contribuir para a dinamização da atividade cultural e musical na comunidade educativa beneficiando simultaneamente a aprendizagem e o nível de formação de todos os participantes, conjugar a carreira musical enquanto realidade profissional futura, promovendo o mérito artístico e a excelência como objetivos de sucesso e realização pessoal, cooperar na divulgação da música e compositores portugueses  e projetar mais a escola e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.