A preocupação da autarquia em promover uma política ambiental que corresponda aos novos desafios e necessidades da população passa por “facilitar à população as ferramentas que a ajudem a colaborar com a nossa missão de afirmar a Póvoa de Varzim como um concelho de Bom Ambiente”, afirma Manuel Angélico, Vereador do Pelouro do Ambiente, no dia em que se apresenta ao município o Roupão, um novo equipamento de reciclagem de vestuário (roupa e calçado) e brinquedos, disponível em cinco pontos da cidade.

O Vereador defende que este novo equipamento representa uma evolução naquilo que é a política ambiental da cidade. De facto, e “dentro do que é possível”, a autarquia procura alargar o leque de equipamentos que promovem a reciclagem. Para além dos Ecopontos e do Ecocentro, a Póvoa de Varzim conta também com dois pontos de recolha de óleos alimentares usados, um programa de recolha de papel e cartão porta-a-porta junto de estabelecimentos comerciais, a Operação Restauração 5 Estrelas, de recolha de resíduos orgânicos em estabelecimentos de restauração, e ainda de uma política de educação ambiental que tem dado os seus resultados no que respeita à adopção, por parte da população, de comportamentos de respeito e protecção pelo Meio Ambiente.

Incentivando os poveiros a aderir a “esta nova forma de reciclagem”, Manuel Angélico pede que se deixe de depositar o vestuário e brinquedos “nos pontos de recolha de resíduos indiferenciados. Estes são materiais que têm o seu valor e que podem ser reciclados ou reutilizados. Só com a ajuda de todos conseguimos fazer deste novo projecto um sucesso”.

O Vereador avança ainda que “se a adesão da população for ao encontro das nossas expectativas, vamos solicitar à empresa Wippitex, responsável pela instalação dos Roupões e pela recolha dos resíduos, a colocação de outros equipamentos em locais estratégicos da cidade”.

Ao instalar os Roupões, a autarquia está também a reconhecer o esforço feito pelos poveiros no que respeita à luta por um Ambiente melhor.

Por isso, aqui fica a recomendação a todos, se não tiver a quem entregar as roupas ou os brinquedos que já não precisa ou não utiliza, recorra ao Roupão para os depositar e realize um investimento em si e no concelho.