Cidadão
Sem dúvida que o cidadão é o elemento mais importante do ciclo de recuperação têxtil. De facto, é a sua colaboração que permite a recolha de materiais têxteis. No entanto, e para que esta colaboração seja efectiva, os cidadãos devem ter em conta certos aspectos, determinantes, no momento em que depositam a roupa no Roupão.
São eles:
– Colocar a roupa ou calçado em sacos plásticos fechados;
– Não colocar sacos de grande volume porque ficarão retidos na boca do ontentor, impossibilitando a sua deposição;
– Quando colocar o saco, fechado, na boca do contentor, girar a roldana para que o saco caia dentro do contentor;
– Não deixar o saco junto do contentor, pois facilmente será espalhada pela via pública, e roupa suja ou molhada não é reciclável.
Roupão
No total, estão instalados cinco Roupões na cidade da Póvoa de Varzim: no cruzamento da Rua Viriato Barbosa com a Rua de Penalves; na Rua do Século, junto à EB1; na Praceta Irmã Maria Campos; na Rua de Mourões ; e, por fim, junto à EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.
Características técnicas do Roupão:
– Desenhado exclusivamente para recolha de material têxtil;
– A localização da boca de entrada permite ao cidadão fazer o depósito de têxteis desde o passeio, não sendo por isso necessário contornar o contentor, evitando assim o perigo do tráfico automóvel;
– Construído em ferro galvanizado de uma só lâmina e estrutura ignífuga;
– Pintura e acabamentos exteriores com banho anti-grafitti;
– Plataforma anti-roubo;
– Rolamento de nora anti-retorno;
– Porta reforçada antipalanca;
– Medidas (em mm): 1905 de altura; 1185 de largura; 1585 de comprimento; 1410 de altura até à boca de entrada; 880 de comprimento da boca de entrada.
Recolha
A recolha do material junto do Roupão é da responsabilidade da empresa Wippytex, Lda.
Os itinerários de recolha e a sua frequência são adaptados ao volume de carga de cada contentor e à época do ano, com possibilidade de serem efectuados circuitos nocturnos e circuitos diurnos.
A Wippytex, Lda. vai ainda fornecer ao município dados estatísticos sobre o volume de roupa recolhida trimestralmente.
Transformação do material têxtil
Depois de recolhido, o material têxtil é analisado à luz de vários critérios de utilização e classificado.
De acordo com a sua qualidade o material têxtil é dividido de acordo com três categorias:
– A roupa que apresenta ainda uma qualidade aceitável será enviada para mercados dos países de terceiro mundo, com poder aquisitivo baixo;
– O material que apresentar uma qualidade mediana será convertido em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil;
– Por fim, o material que apresentar baixa qualidade será encaminhado para a recuperação de fibras e obtenção de novos materiais.
Assim, cerca de 90% do produto recuperado nos contentores é aproveitado, prolongando assim o seu tempo de uso e evitando a sua perda total em aterros sanitários.
Os artigos produzidos através deste processo de reutilização e reciclagem servem diferentes sectores ou actividades da Indústria destinados à manutenção de oficinas, fábricas, maquinaria, indústria naval, automóvel, ferroviária e aérea.
Loja comercial de vestuário
A recuperação de fibras retiradas dos têxteis de baixa qualidade permitem que dêem origem a novos materiais têxteis que, depois de trabalhados, originam novas peças de vestuário, que o cidadão pode comprar, fechando-se assim o ciclo de recuperação têxtil.