1- Festa do Ambiente e Dia Mundial da Criança no Parque de Serralves

5 de Junho

A visita de alunos de escolas do concelho ao Parque de Serralves decorre no âmbito da Festa do Ambiente e Dia Mundial da Criança organizada pela Fundação de Serralves.

O programa arranca com a recepção das escolas participantes e continua, durante todo o dia, com animação, jogos e música na Quinta do Prado, proporcionados por malabaristas, personagens em andas, marionetas, monociclistas, músicos e contadores de histórias do Chapitô. Haverá ainda lugar para a representação da peça de teatro “Venceslau”, também por parte de animadores do Chapitô. Esta é uma peça de teatro sobre o Rei Amadeu XXII, que está desesperado com a poluição no seu reino e decide casar a Princesa Valentina. Ela faz um concurso para encontrar a pessoa capaz de a ajudar a resolver os problemas ambientais. Os candidatos vão passando, até que aparece Venceslau: o homem que se desloca em monociclo, que usa roupa reciclada “cheia de estilo” e que a convence com as suas inúmeras soluções interessantes. O programa termina com um desfile circense.

 
O Parque de Serralves, aberto ao público em 1987, apresenta-se como um contributo significativo para a educação e sensibilização da sociedade para a salvaguarda do património de paisagem. Dele faz parte um diverso património arbóreo e arbustivo, composto por vegetação autóctone e exótica. Inclui mais de 200 espécies e variedade de plantas lenhosas, que ascendem a 4.000 exemplares. Entre as espécies autóctones incluem-se espécies raras, como o Teixo, e outras representativas da flora portuguesa, como o Pinheiro-Bravo, o Pinheiro-Manso, o Castanheiro, o Sobreiro, bem como outras espécies de Carvalho autóctones, ou a Oliveira. Dos arbustos destacam-se o Pilriteiro, o Folhado e a Aveleira. No que diz respeito à flora exótica podem ser encontrados no Parque Sequóias Gigantes da Califórnia, Lliquidâmbares, Cedros-do-Atlas, Castanheiros-da-Índia, entre outras árvores, e arbustos como Rododendros e Camélias.

 
Merecem especial referência os dois prémios já atribuídos ao Parque de Serralves: o prémio da inovação no domínio da educação ambiental da Associação Portuguesa de Museologia – APOM (1996) e o “Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment” (1997).

Fonte: Fundação de Serralves

Para mais informações sobre a Fundação de Serralves: www.serralves.pt

 

 

serralves

 


2-
Visita pedagógica à Cividade de Terroso

5 e 6 de Junho

Uma das mais importantes estações arqueológicas da Cultura Castreja do Noroeste Peninsular, a Cividade de Terroso vai receber a visita de crianças de escolas do concelho para uma visita pedagógica. Lá irão contactar com os aspectos ambientais mais significativos, aprendendo sobre as espécies arbóreas (Carvalhos, Sobreiros, Pilriteiros), ervas, flores e musgos e conhecendo as diversas espécies de animais, ouvindo o cantar das aves, dos grilos e observando o voo altaneiro da águia-de-asa-redonda.

 

Irão também observar as características da geologia do monte, a paisagem que se desfruta do seu cume, bem como o enquadramento da Cividade com os outros castros da região.

 

Para mais informações sobre a Cividade de Terroso consulte aqui:

 

Para mais informações sobre a conservação da natureza na Póvoa de Varzim veja aqui:

cividade