Preparamo-nos para assinalar, de novo, o Dia Mundial do Ambiente. E digo de novo porque nunca nos cansaremos de, ao celebrar uma data que deveria ser importante para todos, insistir na temática da consciência ecológica e da protecção do meio ambiente.

Isto porque acredito que, por cada actividade que dinamizamos, por cada folheto que distribuímos, por cada criança que convidamos a trabalhar connosco, estamos a contribuir, de facto, para uma mudança de mentalidades, de hábitos e de comportamentos.

Receber o Prémio Cidades Limpas mais do que um objectivo foi encarado como um incentivo para que continuemos a perseguir este caminho. Queremos dar o exemplo e acredito que, a nível das questões ambientais, somos um dos concelhos mais dinâmicos.

“Póvoa de Varzim, um Concelho de Bom Ambiente” não é um lema, é um compromisso que assumimos ao longo de todo o ano e que sai reforçado com a Semana do Ambiente.

Por isso, este ano, o programa comemorativo apresenta actividades dirigidas a todos os públicos, sem esquecer as escolas, e que têm um objectivo comum: queremos que cada cidadão viva com a noção de que é responsável por proteger o Planeta Terra e que tem as ferramentas para o fazer.

Da nossa parte, a autarquia, o esforço não é menor. De facto, encontramo-nos na fase final das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, que decorreram entre 2007 e 2009 e às quais prontamente nos juntámos, fazendo parte do Comité de Representantes em Portugal. Já este ano, celebramos duas importantes parcerias: a primeira para o Programa de Execução de Melhoria da Qualidade do Ar na Região Norte; a segunda a adesão ao Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

No campo das infra-estruturas, terminámos este ano as obras de saneamento, que representaram um investimento de 60 milhões de euros, e que dotam o concelho de uma cobertura de mais de 90%, no que diz respeito à rede de saneamento, e mais de 97%, no abastecimento de água. E preparamo-nos para presentear a população com algo que há muito é esperado: o Parque da Cidade.

Enquanto isso, continuámos a promover medidas pró-ambiente, mesmo dentro da nossa própria “casa”. Por exemplo, desde Janeiro deste ano que os munícipes recebem a Folha e Agenda Municipais em papel reciclado, uma mudança que se vai estender também aos recibos de água, envelopes e papel de carta. Recentemente, e com a colaboração do MAPADI, distribuímos pelos serviços municipais de atendimento ao público caixas destinadas à deposição de papel e cartão, facilitando, assim, o processo de separação de materiais.

Para a população, e com o apoio da Lipor, inaugurámos um novo serviço de recolha de papel e cartão porta-a-porta junto de estabelecimentos comerciais e demais indústrias. Melhorámos a recolha de orgânicos da Operação Restauração 5 Estrelas com a disponibilização de uma nova viatura, com mais capacidade. Continuámos a promover o projecto Terra à Terra e é com grande satisfação que continuamos a receber inscrições de munícipes interessados.

Já quando apresentámos as comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, em 2007, referi que este nosso trabalho em prol do Ambiente é apenas uma pequena parte do puzzle, que só fica completo com o apoio da comunidade. Juntos somos um Todo, associamo-nos a um movimento global de mudança de mentalidades e hábitos, que acredito, está já a dar os seus frutos na Póvoa de Varzim, no sentido de um concelho de Bom Ambiente.

Manuel Angélico, Eng.

Vereador do Pelouro do Ambiente