A transformação de resíduos em composto é também possível em casa. Prova disso, é o projecto Terra à Terra, lançado pela Lipor com o apoio da autarquia.

O desafio é simples: munícipes, maiores de 18 anos, que possuam um jardim em sua casa, podem candidatar-se a este projecto. Depois de três horas de formação em compostagem, a Lipor oferece o compostor, disponibilizando ainda um serviço de acompanhamento aos aderentes.

Até ao momento a Póvoa de Varzim contabiliza 230 compostores “caseiros”, sendo que desses, 215 foram atribuídos ao abrigo deste projecto. No total, já se inscreverem 263 munícipes, um número que espelha bem o sucesso da iniciativa, que chegou à Póvoa de Varzim em Janeiro de 2008.

Esta iniciativa visa reduzir os resíduos orgânicos nas habitações na área de intervenção da Lipor – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Estes oito municípios contribuem com mais de 500 mil toneladas por ano de resíduos sólidos urbanos, o que acarreta custos económicos e ambientais consideráveis. 40% destes resíduos são orgânicos que podem ser valorizados através da compostagem caseira, facilmente praticada nas habitações. Estima-se que o processo de compostagem caseira permita uma redução em mais de 300 quilos por ano por habitação.