Para além de equipamentos, a aposta do Pelouro do Ambiente passa também por implementar projectos e desenvolver actividades com o intuito de, à vertente prática, associar também uma vertente educativa que, aos poucos e poucos, contribui, efectivamente, para uma crescente consciência ecológica comum quer aos mais novos, quer aos mais velhos. Como se costuma dizer, nunca é tarde de mais para aprender!

É entre a comunidade educativa que o Pelouro do Ambiente desenvolve acções de sensibilização e informação que inculcam comportamentos ambientalmente correctos através da organização de oficinas de reutilização e reciclagem e ainda de sessões temáticas.

Durante o ano de 2009 foram realizadas 82 acções, envolvendo 2050 crianças de escolas do concelho.

Para o seu programa de Educação Ambiental a autarquia conta ainda com a colaboração da LIPOR que realizou, no ano lectivo 2008/2009, 245 acções em escolas. Visitas ao Stand Móvel, aessões temáticas, oficinas, o ateliê de biodiesel, jogos didácticos foram algumas das iniciativas dinamizadas, apoiadas por um Stand Móvel.

Para além de ateliês e oficinas educativas, o Pelouro do Ambiente dinamiza outras iniciativas como as Eco-Rotundas e os Eco-Pinheiros de Natal, que no final do ano decoram a cidade com motivos natalícios elaborados através da reutilização de materiais. No Verão, e para que as praias estejam sempre limpas, decorre a EcoAcção de Verão, onde miúdos e graúdos, por entre jogos e brincadeiras, participam activamente na limpeza do areal. Em Setembro, é a vez de “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” contar com a participação de dezenas de munícipes, que dedicam um fim-de-semana à limpeza de espaços na sua freguesia.

A autarquia associa-se ainda movimentos que decorrem à escala europeia. Foi disso exemplo a comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que na Póvoa de Varzim deu origem à campanha “Poupar. Viver Melhor!”, que agora recordamos na Semana do Ambiente 2010, dado a importante mensagem que veicula no sentido de sensibilizar para a problemática da produção excessiva de resíduos.

A comunicação directa com o munícipe é outro dos eixos de intervenção para o Pelouro do Ambiente que frequentemente distribui folhetos informativos sobre assuntos de interesse como o acondicionamento correcto de resíduos, o consumo e poupança de água, a deposição de dejectos caninos, entre outros…