A quantidade de biorresíduos recolhidos, junto dos produtores de resíduos alimentares e em zonas residenciais, tem vindo a registar um aumento contínuo e consistente na Póvoa de Varzim.

A entrega de pequenos contentores em cada habitação permite facilitar a separação dos resíduos, ao permitir que todos os munícipes os depositem em contentores de “proximidade” com controlo de acesso. Neste momento, ao todo, estão abrangidos por esta recolha 5320 fogos residenciais.

Para a concretização deste projeto foi feito um forte investimento na aquisição de contentores específicos, com características próprias que permitem monitorizar a operação e numa viatura adequada à recolha de biorresíduos. Foi, igualmente, importante a sensibilização realizada junto dos moradores, através da campanha “Estamos podres de saber que restos alimentares não são lixo”.

A capacidade adicional de reciclagem é de 1291 toneladas/ano, o que permite evitar a emissão de 271 toneladas de CO2, o equivalente ao consumo de energia anual em 31 casas/famílias.

O financiamento desses investimentos contou com o apoio da União Europeia, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), em concreto, do projeto POSEUR-03-1911-FC-000314 – RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS EM ZONAS RESIDENCIAIS, que foi aprovado no âmbito do Aviso para a apresentação de candidaturas POSEUR-11-2020-15 – Investimentos com vista à Recolha Seletiva e Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental, do POSEUR, com um investimento elegível de 442.261,01€ e um apoio da União Europeia/FC de 333.847,22 €.