Damos início a um novo desafio, associando-nos com a comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – Poupar, Viver melhor, que visa alertar para a problemática da produção excessiva de resíduos e as implicações para o ambiente.

Fruto de um mundo cada vez mais industrializado e globalizado, a quantidade de resíduos domésticos subiu em flecha. Hoje, tudo é descartável e acessível. Na União Europeia, a quantidade de resíduos domésticos produzidos duplicou em 40 anos. Por exemplo, na Póvoa de Varzim, em 2008, a produção total de lixo atingiu os 564 kg por habitante, uma média per capita de 1.5 kg habitante/dia.

Para tratar estes resíduos, recorremos ao processo de incineração e de deposição em aterro, solução que apresenta consequências ambientais como a deterioração da qualidade do ar, a contaminação dos solos e dos recursos hídricos. E apesar de a quantidade de resíduos reencaminhados para reciclagem ser já bastante elevada, os custos de manutenção destes equipamentos oneram em muito as capacidades financeiras das autoridades.

A solução passa por envolver todos e cada um de nós em soluções de futuro. Por investir na prevenção e redução de resíduos. Por alertar e formar a população para uma atitude mais inteligente e favorável à diminuição do consumo doméstico, repensando os seus hábitos, adquirindo apenas o indispensável e o que pode ser reutilizado.

O concelho da Póvoa de Varzim, fruto de um investimento pensado para o ambiente, tem vindo a desenvolver um conjunto de boas práticas com vista à redução e reutilização de resíduos, a saber:

  •  O Roupão, equipamento disperso pela cidade, cujo sucesso nos leva, desde já, a pensar em aumentar o número de instalações;

  •  O projecto Terra à Terra, dinamização da compostagem caseira;

  •  O Parque do Gorgolito, em Rates, estrutura que permite a compostagem comunitária;

  •  Ao nível dos serviços administrativos da autarquia, promovendo uma série de mudanças, com vista à selecção e redução do consumo do papel, actuando ao nível da comunicação interna e externa.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que agora se inicia, vem reforçar a acção pró-ambiente dos municípios, proporcionando mais informação aos cidadãos e lança um claro repto para que Reduzam, Reutilizem e Reciclem mais, por forma a Poupar e Viver melhor.

assinatura aires pereira

Aires Pereira

Vereador do Pelouro do Ambiente da CMPV