Passar para o conteúdo principal

Recolha de papel e cartão nos serviços municipais

papelao

Das caixas que servem para embalar as resmas de papel para impressão nasceram, pelas mãos dos utentes do MAPADI, os “papelões”. Em Março de 2009 o primeiro “papelão” chegou à Câmara Municipal e hoje são já 33 os que fazem parte dos hábitos dos funcionários municipais. Colocados nos serviços de atendimento ao público da  Câmara Municipal, os “papelões” servem para depositar papel e cartão, facilitando assim o seu processo de separação dos restantes resíduos. Um bom exemplo de reutilização e valorização!

Medidas Pró-Ambiente

medidas pro ambiente

No início do ano, foram implementadas várias medidas pró-ambiente dirigidas às áreas da comunicação (interna e externa) e administrativa da autarquia.

A Folha e a Agenda Municipais passaram a ser impressas em papel reciclado, assim como os recibos de água, os envelopes e o papel-carta. A pouco e pouco, o papel de impressão de 80 gramas foi sendo substituído pelo de 75 gramas.

Para além disso, e a nível de suportes de divulgação, houve um decréscimo na impressão de panfletos, cartazes e convites, optando por fazer do correio electrónico o novo meio de comunicação com o munícipe. Medidas muito simples mas que permitiram diminuir o número de cópias em cerca de 200 mil unidades e prevenir a produção de toneladas de resíduos!

Veja mais aqui.

 

Acções de sensibilização nas escolas

accao escolas

O Serviço de Educação Ambiental do Pelouro do Ambiente prepara, para as escolas do concelho, um conjunto de acções de sensibilização baseadas na célebre política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A redução é considerada o primeiro passo no que respeita à protecção do Meio-Ambiente e, como tal, foram muitas as escolas visitadas pelo Pelouro do Ambiente para ensinar pequenos truques para que, desde pequenos, os alunos aprendam a reduzir e reutilizar com vista à Prevenção da produção de resíduos.

No ano lectivo 2008/2009, foram cerca de 2000 as crianças que participaram nas sessões e nas oficinas realizadas em prol da prevenção.

 

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.