Recolha de papel e cartão nos serviços municipais

papelao

Das caixas que servem para embalar as resmas de papel para impressão nasceram, pelas mãos dos utentes do MAPADI, os “papelões”. Em Março de 2009 o primeiro “papelão” chegou à Câmara Municipal e hoje são já 33 os que fazem parte dos hábitos dos funcionários municipais. Colocados nos serviços de atendimento ao público da  Câmara Municipal, os “papelões” servem para depositar papel e cartão, facilitando assim o seu processo de separação dos restantes resíduos. Um bom exemplo de reutilização e valorização!

Medidas Pró-Ambiente

medidas pro ambiente

No início do ano, foram implementadas várias medidas pró-ambiente dirigidas às áreas da comunicação (interna e externa) e administrativa da autarquia.

A Folha e a Agenda Municipais passaram a ser impressas em papel reciclado, assim como os recibos de água, os envelopes e o papel-carta. A pouco e pouco, o papel de impressão de 80 gramas foi sendo substituído pelo de 75 gramas.

Para além disso, e a nível de suportes de divulgação, houve um decréscimo na impressão de panfletos, cartazes e convites, optando por fazer do correio electrónico o novo meio de comunicação com o munícipe. Medidas muito simples mas que permitiram diminuir o número de cópias em cerca de 200 mil unidades e prevenir a produção de toneladas de resíduos!

Veja mais aqui.

Acções de sensibilização nas escolas

accao escolas

O Serviço de Educação Ambiental do Pelouro do Ambiente prepara, para as escolas do concelho, um conjunto de acções de sensibilização baseadas na célebre política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A redução é considerada o primeiro passo no que respeita à protecção do Meio-Ambiente e, como tal, foram muitas as escolas visitadas pelo Pelouro do Ambiente para ensinar pequenos truques para que, desde pequenos, os alunos aprendam a reduzir e reutilizar com vista à Prevenção da produção de resíduos.

No ano lectivo 2008/2009, foram cerca de 2000 as crianças que participaram nas sessões e nas oficinas realizadas em prol da prevenção.