Além das atividades desenvolvidas in loco, os Centros Ocupacionais do Município procuram proporcionar aos seus utentes novas experiências como foi o caso da visita a Ílhavo.
No dia 30 de setembro, 30 utentes do Centro Ocupacional da Lapa tiveram oportunidade de participar na Festa dos Bacalhoeiros, promovida pelo Museu Marítimo de Ílhavo.
Exclusivamente destinado a ex-bacalhoeiros poveiros e esposas ou viúvas dos mesmos, trata-se de um encontro entre gerações de homens de todo o país que andaram ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte. Entre recordações e relatos de vivências, o programa incluiu a visualização do documentário “Arte al Água”, visitas ao Navio-Museu Santo André e um almoço partilhado no Jardim Oudinot. Os pratos foram, como não poderiam deixar de ser, de bacalhau.
Através deste trabalho social de proximidade e em rede, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o Município da Póvoa de Varzim promove o envelhecimento ativo, com o apelo à memória dos mais idosos e ao sentimento de pertença à comunidade local.