O mapa digital interativo é uma ferramenta tecnológica baseado nos sistemas de informação geográfica (SIG) que disponibiliza informação social atualizada e rigorosa. Esta ferramenta retrata em pormenor a realidade social do concelho, permitindo que qualquer instituição consiga ter informação útil e em tempo real sobre a realidade do concelho.

Objetivos

  • Permitir um diagnóstico social atualizado e acessível aos agentes pessoais e institucionais no território;
  • Obter economia de tempo na preparação do diagnostico social, mantendo-o atualizado;
  • Favorecer mecanismos de cooperação sistemática entre instituições, otimizando a gestão de recursos da intervenção (ex.: produtos alimentares, de saúde, de apoio social, etc.);
  • Visualizar a geografia dos apoios prestados no município e aferir ao longo do tempo como evoluem no espaço;
  • Facilitar o acesso à informação com relevância na área social às instituições que compõem a rede;
  • Fundamentar tomada de decisão política de natureza social, de forma objetiva e sustentável, permitindo, desta forma, concretizar prospectivamente as políticas de coesão social.

Através de metodologias de georreferenciação, é possível perceber no território espaços de maior vulnerabilidade, localização de grupos de risco e, ao mesmo tempo, ensaiar respostas existentes e potencialmente desejáveis para as soluções de problemas identificados. A metodologia implica a participação efetiva das instituições e organizações locais, a construção interdisciplinar dos indicadores quantitativos e qualitativos bem como a recolha de conteúdos das bases de dados nacionais.